11 setembro 2009
E assim ficamos
Há cerca de um mês e meio, quando saíram do Corinthians André Santos, Cristian e Douglas, o senso comum embarcou na onda da imprensa abutre e decretou o "desmanche" no Parque São Jorge. Como sou bastante neurótico com relação a tudo que sai nessas merdas de jornais e sites - e lembrando que, fossem no jd. leonor, as vendas seriam fruto do modelo de administração -, disse neste blogue que aguardaria o fim da janela de negociações para dar minha opinião sobre o elenco que provavelmente disputará a Libertadores no Ano do Centenário.
Falemos, em primeiro lugar, dos que saíram. Dentre os supracitados, o que mais faria falta, aparentemente, seria Cristian. Volante brigador e de gols decisivos, o guerreiro também ficou marcado pela rápida identificação com a torcida e pela ojeriza aos bambis, homenageados na semifinal do Paulistão. Porém, do ponto de vista tático, e aqui corro o risco de escrever asneira segundo o entendimento de alguns, a peça de mais difícil reposição foi Douglas. Apesar de sonolento algumas vezes, nosso antigo 10 mostrou grande utilidade nas partidas cruciais (jogo contra o Ceará em 2008, jogo contra os porco na 1ª fase do Paulista, abrindo o placar no 2º jogo contra os bambis na semifinal e destacando-se na 1ª final da Copa do Brasil). Já André Santos, mesmo sendo o responsável pelos tentos dos dois títulos nesta temporada, me causava certa antipatia pessoal, além de ser muito omisso e prepotente na marcação, características fatais para um lateral. Por tudo isso, caguei e andei para sua saída.
Agora, com a vinda do tal Edno, parece-me que o Coringão fechou definitivamente o plantel e bastará a chegada de um meia armador em janeiro (dizem Danilo) para termos um time deveras competitivo no torneio sul-americano e em busca do bi no estadual. A charada que Mano Menezes deve resolver no momento é o encaixe das peças. Marcelo Mattos, naturalmente, será o mesmo cão de guarda em frente à área que Cristian, deixando Elias mais solto. No lugar de Douglas, não vislumbro nem o reforço lusitano muito menos o argentino, mas sim Edu. A briga acontecerá na frente. Gordo em campo, teremos Dentinho, Jorge Henrique, Defederico, Edno e os lixos Morais, Bill, Henrique e o inominável disputando duas vagas.
Independentemente dessa briga, o balanço é positivo a meu ver. Temos um elenco mais equilibrado e com peças de reposição de maior qualidade, até mesmo na zaga. Aliás, desde a tragédia de 2007, a reformulação do time veio nessa toada de melhoria constante. Peguem todos os principais clubes do Brasil e comparem jogador por jogador. Ouso dizer que, finalmente, conseguimos montar um grupo que, se resolver jogar bola, pode apresentar o mesmo futebol daqueles timaços de 98 a 2000.
Para infelicidade geral da bancada anticorinthiana, chegamos no Centenário mais fortes do que nunca. O aviso a gente deu logo após o 25 de outubro do ano passado: tentaram nos derrubar, tentaram humilhar toda uma nação, foram incompetentes para isso e a gente voltou. Voltamos para mostrar que o Corinthians não é qualquer um. Pode abutre morder cotovelo, pseudo-jornalista e sua máfia torcer contra e espernear, o roxo manchar nossas tradições. Nada disso destrói o corinthianismo restaurado e fortificado, peça essencial deste ciclo que em 1º de setembro de 2010 atingirá uma marca histórica.
VAI CORINTHIANS!
eu vejo o defederico entrando no meio mesmo, na minha visão, nem dentinho nem jorge deveriam sair do time.....então, na minha visão, acho q a briga vai ser entre edu e defederico no meio.
ResponderExcluirAo time do Corinthans hoje, penso que o que falta mesmo é o camisa 6, pra mim a queda da criação dos ultimos tempos tem a ver também com a ausencia de um lateral de verdade.
quando as opções aparecem de forma correta no campo, um cara com bom passe, como edu, resolve a situação.
mas isso é somente minha opinião...
Pois é, tem essa alternativa também. Mas não sei se o cara teria o mesmo compromisso de marcação que o esquema de Mano exige.
ResponderExcluirQuanto ao lateral, também concordo, mas ainda acredito na recuperação do Marcelo Oliveira. Obviamente, será a última chance dele.
Seguinte Claudião..
ResponderExcluirAgora ficou treze armar o time, nosso elenco é o melhor do Brasil, quiçá da América Latina..
Não temos um Lateral Esquerdo, não sei até que ponto vale lançar o Marcelo Oliveira ali, ele joga muito mais de volante, mais acho que vai ser ele mesmo..
Acho que o Mano vai escalar Felipe, Alessandro, Chicão e Willian, Marcelo Oliveira, Marcelo Mattos, Elias, Defederico, Jorge, Dente, Ronaldo.
Daí teremos no banco, Edno, Boquita, Jucilei, Balbuena, Edu, Marcinho e etc..
Mais se eu fosse o técnico .. escalaria..
Felipe, Alessandro, Chicão, Willian, Marcelo Oliveira(Balbuena), Marcelo Mattos, Elias, Edu, Edno (Defederico), Defederico (Jorge, Dente) Ronaldo.
Mais como eu não sou técnico e o Mano manja bem mais do que eu.. vamos ver.. tipo ano passado o Morais era titular absoluto jogando de atacante.. esse ano ele foi pro banco porque o Jorge é melhor que ele, como nosso Comandante tem essa postura é bacana que vai jogar quem estiver melhor, mais acho que dificilmente a equipe manterá o 4-3-3 deve jogar num 442 ou num 352, no 3-52 o time ficaria assim pra mim:
Felipe
Balbuena, Chicão, Willian
Marcelo Mattos
Jorge, Elias, Edu, Edno
Defederico(Dente) e Ronaldo
o Edno já fez a função de lateral esquerdo, acho que de ala ele se sairia bem também, fato é que é bom jogador, Meia, Atacante, e Lateral..
Abraço
VAI CORINTHIANS!
Minha impressão dos que saíram foi essa também. E no fim, acho que a lateral esquerda foi a posição mais prejudicada, de difícil reposição.
ResponderExcluirAgora acho que deveríamos jogar com dois zagueiros, dois alas, dois volantes, dois meias e dois atacantes. O plantel atual é equilibradíssimo.
Felipe; Chicão e Willian; Marcelo Matos, Elias, Edu e Matias; Jorge, Dente, Gordo e Edno. Com Jorge e Edno recebendo as setas das alas, como no pleistêichon. Aliás, faria isso só no joguinho. Mas se pá até funcionaria na realidade. É o 2422. Com o Gordo bem e determinado, arrisco dizer que qualquer coisa pode funcionar.
O Marcelo Oliveira volta quando? Quando ele voltar, dá pra jogar com laterais de novo, com Alessandro, saindo o Edno e o Matias.
Tem tanto auê em cima do argentino, aliás, que já começou a encher o saco.
Nunca vi publicarem tanta foto do cara criança, na escolinha, na praia, com a madrecita maloquerassa Corinthiana, com a hermana boluda, fazendo marra, com cara de pastel, plantando bananeira, empinando pipa, puta que pariu. E O CARA AINDA NEM JOGOU, presta atenção.
E tem que fazer a rapa nesse elenco, tem craca pra tirar nisso aí.
No mais, TREMEI anticorintianada de merda.
Belo post, Porta-Voz!
"Voltamos para mostrar que o Corinthians não é qualquer um. Pode abutre morder cotovelo, pseudo-jornalista e sua máfia torcer contra e espernear, o roxo manchar nossas tradições. Nada disso destrói o corinthianismo restaurado e fortificado, peça essencial deste ciclo que em 1º de setembro de 2010 atingirá uma marca histórica."
VAI CORINTHIANS!!!
Eu concordo que estamos formando um time forte...
ResponderExcluirSó que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa...
Ou seja o CORINTHIANS é o CORINTHIANS e as atitudes da diretória são atitudes da diretória.
Isso NÃO justifica atitude da diretória.
Primeiro pela palavras dada logo após a conquista do titulo.
Segundo pelas contas entre essas vendas e as contratações...
E terceiro o entrosamento... que é um fator importante.
Mas despois de todo o episodio acontecido o minimo era msm ele repor, até pq como vc msm disse o ciclo do centenário começa agora a Conquista da Copa do Brasil foi o primeiro passo... para um ano onde disputaremos varios campeonatos importantes.
E justamente por o CORINTHIANS ser grande é que tem que ser bem ADMINISTRADO e levando em cosideração que O TIME É DA FIEL.
100 ANOS DESSA SIMBIOSE FATO!
VAI CORINTHIANS!
Você não falou "asneira do ponto de vista tático". O mais difícil será sempre substituir o Douglas, pois essa é a posição mais difícil de se jogar. Então, o mercado não oferece muitas opções. Pouquíssimos torcedores são capazes de perceber isso, a maioria acha que o cara dorme em campo. Foi assim com Riquelme, "Alexotan" - que quebraria um galho no Timão, né?
ResponderExcluirE reforço o que escreveu o Filipe: falta ao menos 1 lateral esquerdo.
Depois, ainda faltará um plantel reserva, pois é ano de Copa, teremos 2 campeonatos simultâneos e a gente já viu esse filme antes: quando o Mano precisou do reservas, eles bateram cabeça.
Será que teremos bala na agulha para um plantel reserva?
inonimavel???essa foi foda japa..kakakaka....concordo: se analisarmos bem as contratações que vieram e com um bom entrosamento,estamos novamente com um time forte,mas ainda precisamos de um atacante bom,porque os refugos que estão la,nao da e espero que a diretoria pense,mas pense com carinho sobre a contratação de moraes,porque pagar um valor para mim abusivel por esse lixo não da.
ResponderExcluirVAI CORINTHIANS
PRETO E BRANCO SEMPRE
O único que NÃO PODE sair do onze principal é o Jorge Henrique.
ResponderExcluir