21 maio 2007

Romário é rei!



Não adianta. Quiseram derrubá-lo. Desde 1998. Mas o baixinho é gigante. Superou toda a mídia paulista que, com seu bairrismo insuportável, tentou decretar o fim da carreira do maior atacante do Brasil em várias oportunidades.

Mas Romário foi lá e guardou o milésimo. Para a alegria dos torcedores brasileiros. Esses mesmos que vibraram com a Copa que ele trouxe para nós em 1994, depois de um jejum de mais de duas décadas.

Usaram de tudo para desmerecer o feito. Até a incompreensível comparação a Pelé. Burra é a imprensa. Nada se compara a Pelé. Aí são outros quinhentos.

A bem da verdade, tivesse o baixinho evitado a migração de times, hoje ele seria o maior ídolo do futebol brasileiro. Assim como é Maradona para a Argentina. E não trato aqui (só) da qualidade futebolística - até porque dois de meus ídolos são Zé Maria e Wladimir. Ótimos jogadores, mas que jamais tiveram a pretensão de figurar na lista de insuperáveis. Ídolo é aquele que põe o pau na mesa. Não se esquiva e não fica em cima do muro como o negão de Bauru.

Quantos da minha geração não tentaram imitar aqueles dribles e aqueles chutinhos de bico? Romário foi uma referência. Lembrou que o Brasil é o país do futebol, em épocas que vôlei e outras recreações estavam tomando as ruas de assalto.

Guardo esse post há meses, desde a iminência do milésimo. Publico agora para fazer essa microscópica, mas verdeira, homenagem a um verdadeiro ídolo do futebol. Valeu, Romário. Parabéns!

7 comentários:

  1. Anônimo8:20 AM

    Valeu BAIXINHO!!!
    Mesmo usando uma camisa cruzmaltina (com todo respeito, mas bacalhau não tem um cheiro bom... é bom de comer, mas não de se ver, nem de se cheirar), é o rei da nossa geração.

    E VIVA O SUPER ZÉ!!! VIVA O IMORTAL VLAD!!! VIVA O DOUTOR!!! VIVA O GIBA!!! VIVA O MARCIÃO!!! VIVA O WILSON MANO!!! VIVA O TUPÃZINHO!!! VIVA O NETO!!! VIVA O MARCELINHO!!! VIVA O DIDA!!! VIVA O EZEQUIEL!!! VIVA O ZÉ ELIAS!!!
    VIVA A FIEL TORCIDA!!!
    VIVA O CORINGÃO!!!

    Por falar nisso, vamos na sexta ao Bom Retiro, portando lampião, às vinte horas, meu caro?

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que você esqueceu o nosso maior goleiro, Ronaldo, nessa lista...hehehe

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:39 PM

    Putz... fiz na pressa... foi mal...

    ESPAAAAAAAALMA RONAAAAAAAAAAAAALDO

    Eternamente em nossos corações

    ResponderExcluir
  4. O foda é que já tivemos tantos que honraram nossa camisa que, quando a gente começa a elencar, sempre esquece de um inesquecível...

    Dia 25! Se essa porcaria de emprego me permitir, estarei lá com meu lampiãzinho...

    Acorda Fiel!

    P.S.: deixo a dica de um vídeo revisto. Roberto Daga falando no enterro ano passado, na Pça Charles Miller. Não dá pra não se emocionar...

    http://youtube.com/watch?v=x9mGWKF5jQw

    ResponderExcluir
  5. Romário é deus!

    A imprensa é suja. Não dá pra levar em conta. Pelo menos dessa vez a Globo mandou bem. Levantou a bandeira do gol 1.000 com muita decência.

    Romário não só é craque com a bola no pé, como também é com as palavras.

    Fala pouco, mas fala bem. Na hora certa. É dono de algumas das melhores frases já ditas por jogadores de futebol.

    Vida longa a Romário!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:43 AM

    Esse vídeo é uma síntese.
    Tenho ele como preferido no orkut.
    O Daguinha é FODA!!!

    Dia 25, oito horas, Corinthianos!!!

    "ESSA TORCIDA NINGUÉM DERRUBA"

    ResponderExcluir
  7. e o melhor... ele é pai da clarinha


    moça munita

    ResponderExcluir