17 agosto 2010

O Corinthians é nosso e a gente faz a festa


Desde que os preparativos para o Centenário Corinthiano começaram, fiz alertas de que o troço deveria ser pautado pela louvação ao corinthianismo. Nada de vincular a Libertadores ou qualquer outra conquista a um marco que, por si só, já é motivo de celebração. Somos Corinthians, temos 100 anos de luta de um povo que nos fez gigante. Porém, a preocupação que eu tinha se concretizou com a divulgação da programação oficial preparada pela diretoria.


Shows sem nenhuma identidade com a Fiel, atividades que não valorizam nossos heróis e nossa história. Que se foda se a molecada (ou clientes da vez) se identifica com os artistas de merda que vão tocar no dito "Show da Virada" - isento o goleiro Ronaldo, artista só em campo. Por que Faéti e Toquinho, que tanto fizeram pelo Timão com seus hinos extra-oficiais, não têm lugar nesse palco? Cadê a comissão de auxílio a ex-atletas que nunca saiu do papel? O que há de corinthianismo nessa agenda? Pedir que gente vista o manto alvinegro no 1º de setembro é o mesmo que colocar uma placa na testa lembrando que a gente precisa respirar. Abrir mão da partida em Templo Sagrado no dia do nosso Centenário é prova maior de falta de compromisso.

O que importa, portanto, é o que cada um de nós tem a dizer e a fazer em prol do Todo Poderoso Corinthians. De minha parte, deixo o convite aos amigos - serão poucos, eu sei - que queiram me acompanhar na vigília que farei na noite do dia 31 de agosto no Bom Retiro. Estarei tomando minha Brahma, ouvindo músicas e o hino corinthianos, agradecendo a todos os nossos guerreiros antepassados. Pretendo, inclusive, me adiantar a uma prometida revitalização do obelisco - escuto essa história há anos - e tentar fazer uma placa. E gritando, gritando muito o nome do Corinthians!

Esse clube é nosso. Não precisamos de firulas pirotécnicas se elas visam ser ação de marketing, ao invés de festejar uma das maiores realizações do povo brasileiro: a nossa fundação. Esqueçamos por um momento dos nossos egoísmos e os problemas do dia-a-dia. Furar essa "festa oficial" é nada mais que um protesto contra o desrespeito e o desleixo dos incautos com os 100 anos de Sport Club Corinthians Paulista.

PELO CORINTHIANS, COM MUITO AMOR, ATÉ O FIM!

-------------------

Atualização:
o mano Filipe nos envia outra programação interessantíssima de debates que irão ocorrer sob as arquibancadas do Templo Sagrado. Trata de nossa história e da mística corinthiana. E não, não está na tal agenda oficial. Mais em semanadocorinthians.com.br



11 comentários:

Fabricio_LHP disse...

Cara, costumo concordar com todos os seus comentários aqui no blogue! Mas será que Toquinho estará no Brasil na data do show? Durante o show da virada, existem sim, homenagens programadas.

Sobre o jogo, será que é interessante, no final do campeonato, jogar três partidas seguidas fora de casa brigando pelo titulo do Brasileiro??

E a revitalização do obelisco, já está aprovada e será feita!

Craudio disse...

Então, velho, aí é que tá. Se tivessem se preocupado com esses preparativos no tempo adequado, teriam fechado com o Toquinho, por exemplo. A questão é: que identidade tem Paula Lima, Exaltasamba, Badauí, Japinha e Maria Cecília & Rodolfo com o Corinthians? O que esses caras já fizeram?

Quanto ao Brasileiro, interessante seria não ter perdido para Avaí e Atlético-GO. Finalmente, espero mesmo que tenha a revitalização, porque de maquete meu saco já está bem cheio.

De qualquer maneira, reitero que vou ignorar solenemente essa agenda marketeira e totalmente descompromissada. Tudo isso estragou meu dia...

Abraço!

Ayrton disse...

Claudio, lamentavelmente você tem razão em quase tudo. Que o Andrés é um jumento todos sabemos, porem, me diga, o que faz esse bando de idiotas incompetentes da diretoria. Pô será que não tem Corinthiano? Até o time dos bibas faria festa mais significativa. Cadê a homenagem a todos os ex atletas vivos? Cadê a recepção no PSJ de Corinthianos ilustres, não somente os que interessam,mas todos que são ilustres?Cadê as homenagens àqueles que fizeram da nossa história um acontecimento?
Sou velho , de verdade, e tenho vergonha do que esses incompetentes estão por perpetrar.`
É um desrespeito aos Corinthianos que não têm 100 anos mas, como eu têm mais, bem mais de 60.
Que espécie de gente é essa cambada de ignorantes, inescrupulosos e vendilhões do templo?
Desculpe pela alteração emocional.
Não dá; não dá
Desculpe pelas lágrimas !

Filipe disse...

Ah, mas o CORINTHIANS é grande demais.

E o Povo tornará a fazê-lo.

CORINTHIANS!!!

Craudio disse...

E no Twitter, fala o Eterno Xodó:

@10neto: É brincadeira a diretoria do Corinthians? Contratam pra festa do Centenário um casal de cantores são-paulinos? Só rindo mesmo...

Álvaro disse...

Tom Zé, Rita Lee e Toquinho. Com Wladimir, Casagrande e Sócrates apresentando. Cada música poderia ser dedicada a um grande jogador ou equipe da história.

Pô, até eu que sou mais besta consigo montar um show do centenário decente!

A verdade, verdadeira, é que eles fizeram tudo nas coxas.

Craudio disse...

Totalmente nas coxas, meu velho. É esse o compromisso da diretoria com o Centenário. É pra isso que aqueles canalhar bateram palmas naquela noite terrível no Pacaembu...

Anônimo disse...

Obrigada pela divulgação do nosso evento. Pensamos nessa semana justamente pq sabíamos que só programavam shows e, apesar de curtir (não exatamente esses artistas), não acho que um show agregue muito em termos de Corinthians. Pra não passar em branco, resolvemos por a mão na massa e fazer nós mesmos (torcedores) um evento que gostaríamos de ter visto a diretoria do clube organizar, até pq ela poderia ter feito muito mais e maior do que fizemos, sem patrocínio, do nosso bolsinho e tal.

Estão todos convidados, a entrada é gratuita e terão muitos convidados interessantes e todos corinthianos, como o prof José Teixeira, o Wladimir, o Marcelo Duarte, o Florenzano etc...

Conto com vocês lá!

Abraços alvinegros,

Larissa.

Craudio disse...

Aproveito para parabenizar todos vocês que organizaram essa semana cultural. É a prova maior de que o título deste post não é exagero nem força de expressão.

Pelo Corinthians, com muito amor, até o fim!

Anônimo disse...

Claudio, o papo da vigília é real e viável? Porque eu achei uma das ideias mais sensatas para a noite de 31 de Agosto. Se tiver, 'me convido' e garanto pelo menos uma dúzia de cervas...

Abraço

VAI CORINTHIANS!

Craudio disse...

Mano, depende de nós. Manda um e-mail pra mim (cramone99@gmail.com) e a gente vai trocando idéia pra mobilizar mais pessoas.

Abraço!