21 maio 2007

Romário é rei!



Não adianta. Quiseram derrubá-lo. Desde 1998. Mas o baixinho é gigante. Superou toda a mídia paulista que, com seu bairrismo insuportável, tentou decretar o fim da carreira do maior atacante do Brasil em várias oportunidades.

Mas Romário foi lá e guardou o milésimo. Para a alegria dos torcedores brasileiros. Esses mesmos que vibraram com a Copa que ele trouxe para nós em 1994, depois de um jejum de mais de duas décadas.

Usaram de tudo para desmerecer o feito. Até a incompreensível comparação a Pelé. Burra é a imprensa. Nada se compara a Pelé. Aí são outros quinhentos.

A bem da verdade, tivesse o baixinho evitado a migração de times, hoje ele seria o maior ídolo do futebol brasileiro. Assim como é Maradona para a Argentina. E não trato aqui (só) da qualidade futebolística - até porque dois de meus ídolos são Zé Maria e Wladimir. Ótimos jogadores, mas que jamais tiveram a pretensão de figurar na lista de insuperáveis. Ídolo é aquele que põe o pau na mesa. Não se esquiva e não fica em cima do muro como o negão de Bauru.

Quantos da minha geração não tentaram imitar aqueles dribles e aqueles chutinhos de bico? Romário foi uma referência. Lembrou que o Brasil é o país do futebol, em épocas que vôlei e outras recreações estavam tomando as ruas de assalto.

Guardo esse post há meses, desde a iminência do milésimo. Publico agora para fazer essa microscópica, mas verdeira, homenagem a um verdadeiro ídolo do futebol. Valeu, Romário. Parabéns!

7 comentários:

Anônimo disse...

Valeu BAIXINHO!!!
Mesmo usando uma camisa cruzmaltina (com todo respeito, mas bacalhau não tem um cheiro bom... é bom de comer, mas não de se ver, nem de se cheirar), é o rei da nossa geração.

E VIVA O SUPER ZÉ!!! VIVA O IMORTAL VLAD!!! VIVA O DOUTOR!!! VIVA O GIBA!!! VIVA O MARCIÃO!!! VIVA O WILSON MANO!!! VIVA O TUPÃZINHO!!! VIVA O NETO!!! VIVA O MARCELINHO!!! VIVA O DIDA!!! VIVA O EZEQUIEL!!! VIVA O ZÉ ELIAS!!!
VIVA A FIEL TORCIDA!!!
VIVA O CORINGÃO!!!

Por falar nisso, vamos na sexta ao Bom Retiro, portando lampião, às vinte horas, meu caro?

Rodrigo disse...

Não acredito que você esqueceu o nosso maior goleiro, Ronaldo, nessa lista...hehehe

Anônimo disse...

Putz... fiz na pressa... foi mal...

ESPAAAAAAAALMA RONAAAAAAAAAAAAALDO

Eternamente em nossos corações

Craudio disse...

O foda é que já tivemos tantos que honraram nossa camisa que, quando a gente começa a elencar, sempre esquece de um inesquecível...

Dia 25! Se essa porcaria de emprego me permitir, estarei lá com meu lampiãzinho...

Acorda Fiel!

P.S.: deixo a dica de um vídeo revisto. Roberto Daga falando no enterro ano passado, na Pça Charles Miller. Não dá pra não se emocionar...

http://youtube.com/watch?v=x9mGWKF5jQw

Rodrigo Barneschi disse...

Romário é deus!

A imprensa é suja. Não dá pra levar em conta. Pelo menos dessa vez a Globo mandou bem. Levantou a bandeira do gol 1.000 com muita decência.

Romário não só é craque com a bola no pé, como também é com as palavras.

Fala pouco, mas fala bem. Na hora certa. É dono de algumas das melhores frases já ditas por jogadores de futebol.

Vida longa a Romário!

Anônimo disse...

Esse vídeo é uma síntese.
Tenho ele como preferido no orkut.
O Daguinha é FODA!!!

Dia 25, oito horas, Corinthianos!!!

"ESSA TORCIDA NINGUÉM DERRUBA"

evao do caminhao disse...

e o melhor... ele é pai da clarinha


moça munita