01 setembro 2010

O Corinthians pelos rivais


O Centenário do Corinthians movimenta não só a Nação Alvinegra. Por sintetizar o povo, desperta uma respeitosa relação de rivalidade - que, por sinal, é recíproca - em vários outros torcedores. Isso também é o que nos faz grande.

O rubro-negro Edu Goldenberg, por exemplo, ao publicar um textaço sobre o Maracanã e suas memórias no Maior do Mundo, dedicou as bonitas palavras aos corinthianos. Da mesma forma brilhante e impecável, o bugrino Bruno Ribeiro tratou de sua relação com o Time do Povo pela Invasão de 76 e pela Democracia Corinthiana. Simplesmente dois golaços, daqueles que valem a taça!

Mas eu queria reproduzir também o depoimento que recebi via GTalk do maior vascaíno do mundo, o João Medeiros. Vejam o que o irmão de arquibancada fala sobre o Corinthians:

"Deixa eu te contar uma coisa. Eu tinha 9 anos... E lembro como hoje. O país inteiro parou pra ver a final do Paulista/77, o fim da espera de 23 anos da fiel... Era o país inteiro torcendo pela Ponte. O Morumbi LOTADO. Uma festa inesquecível. Inesquecível.

Você não imagina a repercussão que teve no Rio, na época. Lembro de cada detalhe, Cláudio.
Do gol chorado... Foi a primeira vez que eu tive noção da grandeza do Corinthians. O futebol era muito provinciano e o Rio meio que ofuscava o resto do país. Mas o Corinthians parou o Brasil naquele dia. Foi um dia mágico, como outros que o futebol me proporcionou.

Estou te falando isso, porque essa merda toda [nota minha: a destruição do Maracanã] tem me deixado muito nostálgico. É duro saber que uma festa dessas NUNCA mais vai acontecer. Não com aquela pureza e paixão que aconteceu em 77. Cara, é difícil descrever...

Tinha um tio, em Atibaia, corinthiano, mas corinthiano de verdade... Esteve no Rio na invasão de 1976. Lembro que estivemos na casa dele em 1976, nas férias de janeiro. Ele fez questão de nos levar no Pacaembu. Cara, pisei no gramado sagrado do Pacaembu, na companhia do meu tio... Tenho foto pra provar. Meu tio falava do Corinthians com uma devoção difícil de descrever. Eu não entendia, juro que não entendia. Como alguém pode ser algum time que não VASCO, fla, flu? Que graça tinha torcer para o "Curíntia". Pois naquele1977 eu entendi, finalmente. A alma que emanava das arquibancadas lotadas do Morumbi atravessaram a Dutra e chegaram ao Rio e consegui entender a paixão que o Corinthians pode despertar num torcedor.

Entenda: eu tinha apenas 9 anos, não havia internet. Mas eu sei porque isso me marcou tanto. Porque foi exatamente esse dia de 77 que deu o peso certo para a vitória do VASCO em 1980, com 5 do Roberto. Não entenda isso como pilha, não é mesmo. Se não fosse 1977, a vitória de 80 não teria o peso que teve pra mim. Estava no Maracanã e ganhar do time da torcida insana, maluca (era isso que eu pensava do corinthiano) teve um sabor especial.

Queria te dar esse depoimento. Foi em 1977 que eu, um carioca provinciano, que achava que o Brasil se resumia no Rio, descobri o Corinthians. Meu velho é tricolor e estava no Maracanã no dia da invasão. Ele torceu muito pra Ponte. E eu, contagiado por ele, torci também... Acho, que nesses 100 anos, aquele foi o dia mais corinthiano que o Brasil já viu."

VIVA O CORINTHIANS!!!


Nenhum comentário: