01 outubro 2010

Voto aberto para o domingo


Amigos e amigas, temos no próximo domingo as eleições que definirão se o Brasil vai continuar na toada das mudanças ou se vai entrar novamente em barcas furadas das quais estamos cansados. Dessa maneira, deixo cá minhas indicações de voto para quem quiser seguir. Abraços e boa escolha!

Presidente - Dilma Rousseff 13

Desde 2003, temos um país que promove o crescimento econômico a partir do viés social. O governo federal, do qual Dilma sempre foi parte importante, tirou milhões da miséria com o Bolsa-Família, gerou milhares de empregos e barrou a entrada de crises mundiais na nossa economia a partir do incentivo de consumo à base da pirâmide social. Hoje, o pobre vai para a faculdade com o Prouni, consegue comprar sua casa e seu carro e até passeia de avião. Mais importante de tudo, o brasileiro enche o peito para falar do seu país porque agora se sente incluído na realidade que o cerca. Isso é fruto de um direcionamento estratégico inédito nesses mais de 100 anos de República, só possível com uma administração iniciada por um operário e que precisa ser continuada. Dilma é a única via para que haja o aprofundamento dessa proposta, tocando à frente não um plano de mandato, mas de nação.


Governador - Mercadante 13

Eu não suporto ver um Estado de gigantesco potencial de desenvolvimento andar na contramão do país por causa de meia dúzia de calhordas que, desde a abertura política da década de 80, vem nos governando. Montoro, Quércia, Fleury, Covas, Alckmin, Serra... É uma sucessão de administrações caracterizadas pela total paralisia. Do patrimônio paulista, o que não foi entregue de bandeja a multinacionais está sucateado; as estradas tem pedágios com valores absurdos; os professores, médicos e policiais - o tripé do funcionalismo público essencial - recebem salários de fome, são tratados como lixo e ainda tomam porrada quando pedem aumento. Precisamos nos livrar dessa política higienista e ditatorial, interessante somente a uma casta minoritária e conservadora. Mercadante representa a oportunidade de termos em São Paulo o mesmo modelo progressista que fez o Brasil funcionar nesses 8 anos de governo Lula.


Senadores - Marta 133 e Netinho 650

Sobre Marta, trata-se da segunda melhor prefeita que a cidade de São Paulo já teve - a melhor foi, sem dúvidas, Luiza Erundina. Fez uma revolução nos transportes públicos com a construção de corredores de ônibus e a criação do Bilhete Único, implementou os CEUs (hoje tratados com desdém e relaxo pelos demo-tucanos) e investiu na formação dos professores da rede, e promoveu um inédito programa de inclusão digital nos Telecentros.

Netinho é um caso à parte. Muitos julgam sua candidatura como um insulto, pois ele estaria usando seu status de cantor e apresentador. Outros torcem o nariz para o caso de agressão à ex-mulher, do qual ele próprio se arrepende e reconhece como um erro grave. Digo que essa aversão é essencialmente motivada pela questão sócio-racial. Eleito um dos mais votados vereadores em São Paulo, Netinho tem um trabalho de inclusão social nas áreas pobres muito forte. Está no PCdoB há cerca de 3 anos e, desde então, vem estudando e participando de cursos de formação, preparando-se para o Senado. Juntando um mais um: eis um legítimo representante da periferia que tem a chance de levar reivindicações e condutas mais populares a uma casa legisladora que ainda é habitada por muitos remanescentes do coronelismo e da ditadura militar.


Deputado Federal - Gustavo Petta 6510

Conheço o Gustavo de bares, de encontros na barraca da Maria antes dos jogos em que meu Corinthians destroçava o Palmeiras dele, e das rodas de samba no saudoso Espaço CUCA da UNE. Falando na entidade, Gustavo foi um de seus grandes presidentes. Durante duas gestões, combateu o mercantilismo na Educação vigente nas administrações tucanas,
participou ativamente da elaboração do ProUni e Reuni junto ao governo Lula e ajudou a fortalecer a representatividade juvenil na elaboração de políticas públicas. Ainda no movimento estudantil, conseguiu retomar a sede nacional da UNE que fora tungada pelos militares no Rio de Janeiro. Mais tarde, convidado pelo prefeito de Campinas para dirigir a Secretaria de Esportes da cidade, turbinou o setor, dando ênfase na consolidação do programa Segundo Tempo, além de ter feito a 1ª Virada Esportiva. Além dessa capacidade de realização latente, Gustavo tem como valor primordial uma premissa muito cara a mim: fazer as coisas por quem não pode. Que seja assim na Câmara dos Deputados.


Deputada Estadual - Leci Brandão 65035

Pouco há para se falar de Leci Brandão que já não seja de conhecimento geral e irrestrito. Exilada pelo mercado fonográfico por tratar de racismo e da parca condição de vida dos mais pobres, Leci ganhou força e credibilidade por manter a combatividade. Sempre engajada na carreira artística,
esse ícone da música popular brasileira pretende agora ampliar o alcance de suas canções participando de decisões políticas. Votar em Leci é quebrar com a sonolência da Assembléia Legislativa paulista, hoje tão subserviente ao Palácio dos Bandeirantes.

------

Vale lembrar que todos esses candidatos apontados seguem uma linha bem clara e definida, que vai ao encontro de muito do que penso. Essencial, para mim, é eleger quem defenda a soberania do Brasil, que valorize o povo, que não privatize até a própria mãe e que não use o voto alheio para trabalhar por uma elite ultrapassada e cada dia mais agonizante.

Eu voto pelo Brasil!

6 comentários:

Fernando Romano Menezes disse...

Grande Craudio, concordo com todas as suas ponderações, especialmente quanto à Mercadante. Sabemos bem disso tudo, pois sentimos suas consequências. Os paulistanos, em sua grande maioria, não votam por consciência, ou por convicção, ou por projetos e planos de governos, mas sim com preconceitos, pela discriminação, por ódio, pelo "prazer" de ser anti-PT. Resultado: vivemos, todos nós paulistanos, sendo quem mais sofre com esses desgovernos - até mesmo aqueles que votam nesses caras... A Marta, por exemplo, foi uma das pouquíssimas prefeitas que combateu a máfia dos Ônibus no transporte público. O Maluf privatizou a saudosa CMTC, o Pitta foi um desastre e hoje, com um prefeito 'Kassado' que temos, vemos o serviço largado, entregue na mão de uns poucos donos que se locupletam com a nossa espantosa tarifa, a mais cara do Brasil, que vai subir novamente em dezembro, indo para quase 3 Reais (!!!) E a Marta, que criou o Bilhete Único, projeto que vem desde os tempos de Erundina, é que foi ruim, e que por isso foi espinafrada pela mídia e pelos fascistinhas de plantão.

Lá em PoA a Yeda Crusius fez um governo tão horroroso que os gaúchos não querem nem saber, vão de Tarso Genro já no 1º turno. E aqui, ainda assim, por tudo isso que vc falou, os caras ainda confiam no Alckmin, pondo o sujeito em 1º nas pesquisas?... Não dá pra entender.

Digo e repito: Ainda veremos um médico, ou psiquiatra, o mais provável, publicando em algum lugar essa doença que acomete o paulista numa sala de votação. Que prazer que esses caras tem em ser enrabados! Sofrem como um todo da péssima "jestão" deles e ainda assim não se despem dos seus preconceitos... seria Síndrome de Estocolmo, de D. Florinda ou o quê?

Abs!

Fernando Romano Menezes disse...

Ah, e continuando meu comentário, meu voto só difere do seu para Federal e para 2º senador. Creio que seria importantíssimo eleger o 1º negro e ainda, o 1º comunista, como senador da República, mas sinto que o Netinho não seja o mais indicado nessa ocasião, e aí meu voto vai para o Mazzei, Professor, do PCB.

Mas o que estão fazendo com o Netinho não dá pra concordar, é de dar nojo. Eles não tem cacife para ganhar no voto e ficam inventando motivos os mais absurdos para impedí-lo de entrar.

Parecido com o que a polícia armou para o Casagrande nos tempos de 82/83, lembra? Plantando drogas em seu carro para desmoralizar a Democracia Corinthiana... A Ditadura já acabou, seus porcos!

Pra Dep. Federal meu voto este ano é de Protógenes Queiroz, 6588, do PC do B. Acho que nunca, em tanto tempo de República, tivemos um cara só que prendeu tantos corruptos em tão pouco tempo. Alguns exemplos em seu currículo:

Paulo Maluf;
Law Kim Chong;
Naji Nahas;
Daniel Dantas;
Celso Pitta...

Todos presos, todos eles no governo Lula. É mole ou quer mais?...

Matheus Antunes disse...

Seus votos coincidem quase que totalmente com os meus, Claudio. E a motivação também. Só para federal que, até o momento, tendo a ir de Aldo Rebelo (6565). Foi o menos pior que encontrei até agora.
Feliz Brasil para todos!

Craudio disse...

Boa, amigos! Estamos todos com o Brasil!!!

Vitória ao povo no domingo!

Matheus Antunes disse...

É, Craudião...Mais quatro anos desses putos em SP. Verdadeiro feudo. Pedágio até na porta do prédio, escola pública indigente, 100 metros de metrô por ano e otras cositas mas. Vamo que vamo! Unfs!

Craudio disse...

Pois é, mano. Estou numa tristeza imensurável. Mas conseguimos extirpar porcos como Arthur Virgílio e Tasso Jereissati do Congresso. Agora é ir pra rua e eleger a Dilma, pelo povo brasileiro!