11 outubro 2011

O custo de ser corinthiano


De novo esse japonês escrevendo contra a diretoria que fez CT, iniciou estádio, contratou grandes astros do futebol europeu e aumentou o faturamento do Corinthians a níveis estratosféricos? Sim, porque eu não consigo me contentar com pouco quando o assunto é o Coringão. Mais ainda: a que custo todas essas supostas "conquistas" - umas meras obrigações e outras espelhinhos de convencimento - vieram? A fatura é apresentada dia a dia, de maneira vil, disfarçada e lastreando um prejuízo que, em médio prazo, se tornará irreversível e tem como faceta a descaracterização do outrora agregador Time do Povo.

Ontem, por exemplo, a Fiel foi presenteada com o bloqueio da TV Corinthians na internet, agora só acessível mediante pagamento de 40 doletas anuais. Não irei discutir o valor, que ficaria entre os R$6 mensais, tampouco entrarei no mérito dele ser justo por conta da (falta) de qualidade da programação. A decisão, tomada pelo administrador da emissora e seguindo a tendência do marketing roxemberguiano que infesta o Parque São Jorge, só faz punir o torcedor.

Lembremos que a imprensa esportiva atual é a latrina de qualquer meio de comunicação e que o corinthiano tinha na TV Corinthians, ao lado da gloriosa Rádio Coringão, sua fonte mais confiável de informação. Lembremos, ainda, que esses mesmos abutres utilizam gratuitamente o material da TVC para papagaiar mentiras alienantes ou detratoras sobre o clube, chegando até a esconder a logomarca daquela que produziu o conteúdo. E lembremos, finalmente, da propaganda enganosa para que o perfil oficial do Timão no Facebook atingisse um milhão de fãs, dando como prêmio a disponibilização da transmissão gratuita do canal na internet.

Tais posturas de estonteante sujeira se juntam a milhares de outras iniciativas danosas ao meu e ao seu bolso, como a política constante de reajustes nos preços de ingressos, o infindável esquema interno de cessão de ingressos a cambistas, o valor astronômico para se associar ao clube e ter direito à participação política, a falta de transparência nas contas, o aumento em progressão geométrica da dívida e a contratação sombria de perebas que inflam o elenco. Também entram nessa lista o desrespeito a nossa camisa, com layouts e cores que nada têm a ver com a trajetória do Corinthians, e a constante aposta no marketing de chute, que consiste em lançar uma enxurrada de porcarias para ver se alguma cola.

Diante desse resumo de ações, o que esperar, por exemplo, da estratégia que será aplicada no estádio em Itaquera? Este espaço, vale pontuar, sempre se posicionou contra tal idéia por considerar que a casa do Corinthians é o Pacaembu (ao povo, a casa do povo). No entanto, Inês é morta e o troço vai sair, restando-nos a luta para que ele sirva aos interesses de quem sempre carregou o gigante Corinthians nas costas. Não duvide que, a continuar esse grupo de Andrés, o ingresso mais barato seja vendido a R$50 - sobre isso, confira um excelente levantamento feito pelo amigo Vardema no blog Voz da Fiel. Por outro lado, a se eleger a oposição, o futuro é ainda mais sombrio, pois os membros desse grupo são ratazanas ainda piores que a turminha do areia mijada.

Dessa maneira, Itaquera será o ponto crucial na vida do Corinthians para o próximo século. Aquilo que a Fiel permitir acontecer no estádio será o destino que teremos, incluindo o risco de não conseguirmos mais acompanhar a paixão que nos alimenta. Ouso dizer que cada uma dessas irresponsabilidades citadas anterioremente são testes para ver até onde eles podem abusar, com a cartada final sendo posta à mesa em 2014. O
torcedor foi transformado e será tratado como consumidor, e somente aqueles que tiverem dinheiro para adquirir tais bobagens valerão a pena.

Se em 1914, conquistamos nosso primeiro título e com ele nos consolidamos como o maior movimento social de resistência do mundo, cem anos depois viveremos o momento em que haverá a definição sobre a manutenção ou não de um Corinthians do povo, pelo povo e para o povo. Sobre sugestões de intervenção, volto a escrever num outro dia.


Leia mais: sobre a questão da TV Corinthians, no blogue do Paulo Monteiro.


4 comentários:

vardema disse...

assino embaixo japoneis... o processo excludente e elitizador que a corja do andre$ se torna cada dia mais claro a cada ato que eles tomam, seja no preço da entrada no PSJ, na breja nos bares do parque, no ingresso da fiel ou na TVC, o que não nos permite pensar que as pretensões pra itaquera serão diferentes

temos falado há tempos e, inclusive, acho que é hora da ação, que já postergamos demais, inclusive: ou o povo corinthiano mostra que a revolução não acabou, que seguiremos resistindo, ou o risco que corremos é grave, sério e real...

arqpaul disse...

E eu, trouxa, fui la e cliquei em curtir no facebook! palhaçada

abçs Craudio

Paulo Monteiro

Guilherme Ferrari disse...

Penso que infelizmente a Fiel não tem e não terá força agregadora, mobilizada e organizada para revolucionar o estado atual das coisas. Do ponto que estamos só caminha para a piora, pois que deveria ser o orgão outrora fiscalizador, hoje é conivente e co-autor de tal elitização da porra toda.

André Rubio disse...

Ta certinho Japaonês, o a Fiel Torcida toma o Corinthians ou o Corinthians se tornará em médio prazo um clube comum sem alma.