03 julho 2012

Corinthians, modéstia à parte - Depoimento de Sócrates



É véspera de uma grande decisão para toda a Nação Corinthiana. Cada um de nós, merecedores do privilégio de representar e levar adiante o sonho do Time do Povo, precisamos estar focados e conscientes de nosso papel nessa batalha final. Espírito armado, contra tudo e contra todos, para levar o Corinthians à vitória - na bola, na raça, no grito ou na porrada. 


Assim, o intuito de transcrever o livro "Corinthians, modéstia à parte", de Nailson Gondim, é exatamente o de fortalecer essa concentração e canalizar todas as nossas forças em prol do corinthianismo. Nesse sentido, talvez nenhum outro de nossos guerreiros que já se foram tenha conseguido verbalizar e racionalizar tão bem os sentimentos que estão alvoroçando o peito de cada corinthiano como o Doutor Sócrates. Ele, que nos deixou há sete meses, num dia de Corinthians Campeão, soube entender cada detalhe da complicada (mas belíssima) relação Corinthians/Fiel. E a ele eu passo a palavra, quebrando a lógica da narrativa - o Corinthians próprio não é lógico, é sangue e suor - para compartilhar a orelha da obra de Gondim, um depoimento emocionante e propício para o momento.


-----------


Depoimento de Sócrates


Escrever sobre o Corinthians tem uma caracterização diversa de qualquer outro tipo de literatura, pois também o conteúdo do texto é passional e, principalmente, quando se vive a realidade corinthiana, é impossível racionalidade, por menor que ela seja.


Este novo livro do Nailson demonstra uma vez mais a particularização e discussão acerca deste fenômeno social brasileiro, que se chama corinthianismo. E ele me pede que fale um pouco da minha experiência.


Quando se toma contato, desde a primeira vez, com a nação corinthiana, vê-se que ela tem forma, posição, participação e força. É o povo, na sua expressão mais pura, utilizando seu espaço, de acordo com sua necessidade, carência ou, simplesmente, sensibilidade, demonstrando o quão é fundamental a sua ação, acima da própria realidade vital.


Ter o prazer de participar deste contato é maravilhoso. Não importa a posição a ser ocupada, pois todos, sem exceção, nesta nação têm o livre direito de se manifestar, de se posicionar. A caracterização de posicionamentos opostos é clara na própria divisão de seus partidos, que são altamente politizados e participantes. As várias correntes de opinião são ouvidas e têm devida importância. Ser o artista, que no fundo é o executivo dos anseios deste povo, é uma responsabilidade muito grande, pois são poucos estes representantes desta nação imensa. Porém, é uma experiência fantástica, já que o aprendizado, a troca de informações e de emoções, provoca uma mudança brutal nos limiares de excitação humanos. Nesta realidade se percebe o quão insignificante e impotente é o homem quando se expressa sozinho, ao contrário de quando está em grupo, quando se manifesta em bloco.


Viver Corinthians é a própria expressão cíclica das emoções humanas. É a caracterização da necessidade social de agrupamento em torno de um foco de atuação que é tão fundamental quanto qualquer uma das fisiológicas.


Amar Corinthians é amar a si próprio, amar ao próximo, amar o futuro, amar a gente, amar a idéia, ou seja, é a eterna paixão.
Saudade, Magrão


*Nota do autor: Sócrates escreveu este depoimento desde Florença. Enviou o texto manuscrito, em folha de caderno escolar, com palavras escritas desalinhadamente e até riscadas e substituídas por outras. Foi este o Sócrates que todos aprendemos a admirar: simples, humilde e modesto. Gente e povo, como a nação corinthiana, que a ele muito ensinou, que com ele muito aprendeu. Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira é também um dos nossos. Modéstia à parte.


*Nota deste blogue: Saudades de ti, Magrão. Esteja conosco no Pacaembu, ao lado de todos os imortais corinthianos dos gramados e das arquibancadas que te fazem companhia no lote de São Jorge Guerreiro. VAI CORINTHIANS!

Um comentário:

Filipe disse...

CORINTHIA! Modéstia à parte.

VIVA O CORINTHIANS NOSSO DE CADA DIA!!!