04 junho 2009

Promotor golpista


Acompanhando o noticiário sobre a briga, aqui alguns indícios de como foi e quem preparou essa armação.

Nesse primeiro link, o promotorzinho safado garante que foi emboscada e que, agora, a torcida responsável é a do Corinthians. Ontem, os culpados eram os palmeirenses, mas como o álibi dos rivais era uma reunião com o próprio promotor, ele logo tratou de mudar a versão. Ele garante também que viu arma de fogo e, na mesma entrevista, não comprova essa informação. Opa, mas se ele estava em reunião, como chegou a tempo na Ponte das Bandeiras para ver a briga? Por fim, a versão oficial da PM garante que foi um encontro casual entre as torcidas.

Conseqüência do golpe é esse lixo, sob o título "Corinthians degrada Pacaembu, diz associação". Para responder a esse absurdo, mandei o seguinte e-mail ao Terra Magazine:

"A matéria 'Corinthians degrada Pacaembu, diz associação' é sensacionalista e baseada em irresponsabilidade jornalística. Foi a repórter ao jogo ou escutou o outro lado? Não. Preferiu reproduzir em larga escala os preconceitos da elite paulistana que habita o bairro em volta do estádio. Foi a repórter saber do prefeito o porquê do veto ao projeto de lei que vetava o início de jogos depois das 20h30? Não. Preferiu valorizar a ação de meia dúzia de imbecis que prejudicam toda uma torcida e disseminam a associação errônea de violência e futebol. Aliás, vai saber quem colocou fogo nesse ônibus, já que ele estava estacionado em uma área totalmente vigiada pela polícia.

Antes de escrever bobagens sobre alguma coisa, é de grande valia conhecer o assunto ou, no mínimo, tentar se informar melhor sobre ele. O Corinthians não degrada nada, jornalista mal-intencionado é que degrada a imprensa".

Insisto em armação porque acredito que, a mando do promotorzinho, a PM deixou o pau comer. Usando esses imbecis inconseqüentes como massa de manobra, o tal promotor solta à imprensa que agora vai querer torcida única nos jogos. Sobre o ônibus incendiado, não é possível saber a autoria. Posso, por exemplo, dizer que foi a torcida bambi, na tentativa de tirar o foco do vexame imposto ao panetone pela Fifa. Só que eu não tenho a exposição midiática e o impacto na opinião pública que esse merda desse Castilho tem. Pior de tudo? 2010 tá aí e o cara, assim como o Capez, vai sair candidato e provavelmente ser eleito...

14 comentários:

Guilherme Ferrari disse...

Cláudio,

Na maioria das vezes sempre partilho dos mesmos posicionamentos e pensamentos do seu blog , porém não acredito ser "IMBECIS" o melhor termo para classificar os T.O que se envolvem em tretas.
Muito menos "MASSA DE MANOBRA".

Você que sempre se opõe diante das opiniões da mídia e diante dos que a seguem , está fazendo o mesmo jogo dela e você que está sendo a MASSA DE MANOBRA , desqualificando uma guerra que tem seus motivos.
É uma questão de força, poder e cultura , é histórico e sempre será assim as brigas de torcidas. Vai muito além de uma simples troca de socos.

Agora em relação a cobertura da mídia que quer transferir a culpa ao Corinthians , você está coberto de razão. Não que eles armaram isso , mas deixaram acontecer , porque desde que eu me entendo por gente é sabido que a maior rivalidade dos Gaviões fora de SP é com a FJV. e uma escolta de 15 ônibus não pode ter somente duas míseras motos.

Mas sensacionalismo maior é por parte das pseudoautoridades que oportunamente esperam as treta para aparecerem na mídia com pífias idéias,como essa de uma torcida só, prestando um desserviço ao futebol.

Craudio disse...

Desculpe, Guilherme, mas demonstrar força pela porrada, para mim, é falta de capacidade argumentativa. Tenho certo cuidado em condenar brigas, até porque sei que elas fazem parte do clima futebolístico e também aparecem em momentos críticos nas grandes mobilizações sociais renovadoras. Só que daí a matar alguém nas circunstâncias em que se deu esse último acontecimento, vai uma distância astronômica...

Considero essa briga imbecil justamente porque estamos passando por um momento de patrulhamento excessivo em que qualquer desculpa será motivo para uma repressão sem limites. Dessa maneira, o aproveitador sem escrúpulos legitima seu golpe usando a morte alheia.

No mais, as guerras nem sempre necessitam de um contato físico. A maior delas, no século XX, ocorreu à base do medo de um holocausto nuclear, propagado em filmes, músicas e livros.

walter disse...

pqp..vamos analisar pela mente doente desse cara...

O culpado pela morte do corintiano e das brigas, segundo o doente amarelo, seriam por ordem de probabilidade:

1-fhc
2-o imperialismo ianque
3- a torcida do spfc
4- a pm
5- a torcida do santos

Ainda segundo o amarelo, os inocentes seriam..
1-a torcida do vascoco
2- a torcida do curintians
3- a torcida do palmeiras

Olha, mesmo sem conhece-lo, por esse post seu, eu juraria q vc e´petista.

Filipe disse...

Concordo com o Guilherme sobre a parte cultural da coisa.
Sempre ouvi "a torcida do bacalhau aprontou".
Mas o Japonês tem razão, porque a coisa descambou de tal maneira que hoje em dia ou pára tudo ou essas emboscadas "na cara da puliça", com fogo ateado sem que o contingente que estava ali visse a autoria, irão extingüir as TO.

Reparem o vínculo interestadual que o promotor está criando.
Próximo clássico carioca alguma coisa já espera.

E assim caminha.
Com esses spams que aparecem de vez em quando, fingindo que entenderam alguma coisa.
Ô "walter", se não tem o que falar, copie e cole letras de samba, por exemplo.

"mesmo sem conhecÊ-lo"... como se spam conhecesse alguém!

Ademir Castellari disse...

Hoje na emissora câncer esse néscio foi apresentado como estudioso das torcidas. Onde? Fiz um TCC sobre torcidas organizadas, trabalho de conclusão de curso, básico, e posso afirmar: quanto maior for a segregação, maior será a violência. Esse 'promotor' que aparecer, se eleger a algum cargo público, e como o Capez, nunca mais falará ou será ouvido sobre violência, torcidas etc. O mundo está a cada dia mais chato, mais reacionário, e mais encaixotado. Eu não quero compactuar com isso. Como diz nosso amigo Barneschi: Senhor Paulo Castilho, o senhor é um VAGABUNDO!

Unknown disse...

Esse promotor de merda só vai me fazer comprar uma passagem mais cara. Arrombado do caralho

Charlinho disse...

claudio,
Tambem acho que a briga e sem fundamento mas fico PUTO como a imprensa so noticia o que lhes convem.Fiquei indignado com o programa da CBN DO MILTON YUNG e ate mandei um e-mail para ele...muita ladainha dita la e sem informação:
De: Willian Cardoso dos Santos
Enviada em: sexta-feira, 5 de junho de 2009 09:45
Para: 'Milton Jung - Jornalismo - SGRSP'
Assunto: Bom dia,mas a verdade nao vem a tona

Bom Milton,
Não gostaria de tocar mais nesse assunto,mas sabe o que me deixa preocupado com a imprensa em São Paulo?É que a maioria não procura saber os fatos,se omite e por poucos minutos de glamour e ibope noticia o que não é verdade,não procura tomar conhecimento do que aconteceu realmente e a policia??Hum...se omite também..Agora quem é o homem que ira assumir que a policia parou o ônibus da GAVIOES DA FIEL – MOVIMENTO RUA SÃO JORGE para que 20 ônibus da torcida do Vasco passar...acho que a matemática e simples: 20 contra 1?Isso é emboscada?Vamos para com hipocrisia...eu estava no estádio e ali mesmo já fui me informando e acho incrível como a imprensa só noticia o que é de interesse próprio.Não vi nenhuma nota na imprensa escrita e do radio sobre o apedrejamento dos ônibus da torcida do Corinthians no rio de janeiro e inclusive ônibus da TIMÃO TUR que estava levando para o maracanã torcedores que compraram o pacote para ver o jogo lá...lamentável.

LAMENTAVEL MANO.

Craudio disse...

Walter, sinceramente, eu acho que essas suas babaquices não merecem o menor crédito...

Filipe, o problema de levar tudo pela explicação cultural é termos, daqui alguns anos, que culturalmente pagar 100 conto na arquibancada. Cultural é o samba, cultural é a cerveja no fim do dia. A minha preocupação é exatamente essa: deliberações desse tipo nunca levam em conta a instituição Gaviões da Fiel, só que é ela quem irá assinar o BO e sairá ainda mais enfraquecida.

Boa, Janeiro!

Charlinho, digo mais. Esse povo dá opinião sem ir aos estádios. E a premissa do jornalismo é lidar com o factual. É, como você disse, um bando de ignorante dando pitaco sobre o que não sabe. Abraço!

Bruno Ferraz (sOUL) disse...

Po velho, concordo com tudo o que você escreveu, esse Paulo Castilho é pior do que puta, é o tipo de ser humano que gosta de aparecer e se montar encima da desgraça alheia.

Se ele é um gênio, um estudioso, um cara sabido e dispõe de idéias brilhantes para findar com a violência nos Estádios de Futebol porque até hoje ele não o fez? Porque ele não tem porra de solução nenhuma, ter uma torcida só no estádio é burro, e não resolve, no máximo remediará, mais não impede que ao ir ou voltar dos jogos, clássicos principalmente, torcidas rivais não se cruzem e se matem.

Fica claro pra quem quiser enxergar que a culpa da briga generalizada na marginal foi da Policia, que deveria fazer o papel dela bem feito e conter o tumulto, porque jogar bombas de efeito moral, e descer a borrachada na nossa torcida eles souberam fazer lá no puteiro no paulista, agora escoltar a porra da torcida do vascú eles não conseguiram ?

Alheio a culpa da policia, como sempre tudo que da merda neste país ou tem o dedo do governo e da elite dominante ou tem o dedo da PM, a culpa é também dos torcedores,alias torcedor entre aspas, porque vendo tal atitude de tamanha brutalidade e selvageria eu me pergunto, é pra isso que eu torço pro Corinthians? é pra isso que eles torçem? Torçer significa vestir-se com as cores do clube que ama e sair na porrada disposto a morrer e a matar quem tiver vestindo outras cores? Sinceramente esse tipo de coisa revolta e entristece pois eu não me acho mais Corinthiano do que ninguém, mais jamais seria capaz de agredir e matar um torcedor de outro clube a Pauladas e Facadas, jamais, porque na real, esse tipo de atitude não é digna de gente, não é digna de um ser humano, porra, será que esse tipo de torcedor não pensa por um segundo? que do outro lado de baixo da camisa é um ser humano, que tem pai, mãe, familia, sonhos, ta ligado?

Mano pra mim isso foi lamentável, esse tipo de gente seja torcedor do Coringão ou de qualquer outro Clube tem que ser preso, preso memo, pena alta, não só fichar e liberar pra responder em liberdade, julgar, prender e proibir de ir ao estádio, porque esse tipo de gente independemente da camisa que veste não é gente capaz de conviver em sociedade, não por moldes ou padrões, simplesmente por não ter consigo um pingo de compaixão, respeito e amor ao próximo.

Sinto-me envergonhado quando vejo o nome do Corinthians envolvido nesse tipo de situação, mesmo sabendo que não é o Corinthians que briga, que mata e que morre, são animais, que tem sede de sangue e usam o Corinthians como estopim para sanar essa sede.

E concordo, Cultura é o Samba, é cervejinha, e pá, isso não é cultura, isso é o fim do mundo.

é nóis

um abraço

Craudio disse...

Ah, amigo Ademir, é óbvio que esses caras não irão te consultar. Lembre-se, a gente é um bando de paranóico!

Pois é, Brunão, e eu acrescento que até para brigar tem que ser inteligente. Porém, insisto que isso tudo poderia ter sido evitado, porque se trata de uma armação do promotor com a PM.

Guilherme Ferrari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Ferrari disse...

Claudio,

Demontrar força e soberania pela porrada nesse contexto de t.o é corriqueiro e aceitadamente normal sim. E eu considero parte de uma cultura já enraizada onde participa quem quer.
Mas não transfiro esse tipo de conduta para o exemplo de quarta-feira onde ouve excessos com traços de pura maldade na qual eu também sou totalmente contra.

Agora ali na hora da adrenalina , é foda , muitos não tem essediscernimento e não enxergam nenhum limite.

Mas tudo isso só ocorreu pela omissão e pela falta de preparo da nossa Polícia ridícula. Isso pra não dizer que foi premeditado.

Agora a pior medida e a que talvez melhor explique toda essa incompetência e esse oportunismo barato das autoridades é ESSA PORRA DE TORCIDA ÚNICA. Então não conseguem fazer uma simples escolta de torcidas , agora quem paga o pato é o Futebol. Jogo de torcida única é como ganhar de W.O.

Thais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thais disse...

Esse promotor é um safado mal caráter. Vai tentar de todas as maneiras livrar a responsabilidade dos PMs despreparados que faziam a escolta. O bicho pegou, os caras correram e ele vende a história da emboscada.

O pior de tudo é ver a imprensa noticiar tudo isso com o descaso que lhe é conveniente sempre. O título da matéria do Terra é sensacionalista e, pior, ainda me colocam a foto da P9 na maior das más intenções.

Vergonha!