09 outubro 2012

Corinthians, modéstia à parte - Nunca mais


Eis que chega ao fim a série "Corinthians, modéstia à parte", obra magnífica do jornalista pernambucano Nailson Gondim. Corinthiano de quatro costados, Gondim escreveu uma bíblia de bolso do corinthianismo, cujas palavras me catequizaram desde muito pequeno. Era uma época ainda boa, em que o futebol era visto com a seriedade devida e sem as frescuras que a modernização do esporte rapidamente implantou ao final da década de 1990. 

Era o tempo das bandeiras, dos rojões, da cerveja e do povo confraternizando nas arquibancadas e nas gerais do Brasil. Nessa época, a molecada ia ao Pacaembu e ficava encantada com todo o furdunço que a Fiel Torcida fazia, seja gritando gol, cobrando jogador e diretoria ou carregando o time nas costas quando o time não ajudava. Faço parte da última geração que vivenciou o mundo da bola sem a chatice, a babaquice e a frescura predominante hoje em dia.

A transcrição dessa obra, portanto, visa disponibilizar um pouco de tudo isso que eu pude ver. É uma contribuição pequena às futuras gerações de corinthianos que dificilmente terão acesso ao livro, já que ele está tão fora de catálogo como certas premissas e muito do comprometimento da nossa Fiel com o Corinthians. Se esses textos caírem na mão de uma criança e fizerem desse corinthianinho uma cabeça pensante, contestadora e com senso crítico sempre ligado, acredito que a missão de Nailson Gondim estará cumprida.

VIVA O CORINTHIANS! 

-----------

Nunca mais

Corinthians, você não vai ouvir mais nosso grito. De agora em diante, vamos ficar alegres somente com a vitória dos adversários. E sairemos por aí, em festa, cada um vestindo uma camisa diferente da sua. Não encontraremos nenhuma bandeira corinthiana pela frente. Quando você entrar em campo, haverá apenas indiferença. Silêncio amplo, geral e irrestrito. Pouco adiantará sua luta nos estádios, porque cada gol que você marcar vaiaremos. Nossos rojões serão apenas para os outros times. Se o juiz errar a favor dos adversários, acharemos bom. Deixaremos o estádio cantando outros hinos, abraçados com anticorinthianos. E em cada jogo vamos pedir olé contra você. Sabe aqueles chutes que passam por fora, bem longe do gol? Quando você der um desses, chatearemos assim, ó: "Uuuuuumm!..." Nas nossas faixas, você não encontrará mais a indicação "Fiel". Até o nosso suor vamos negar: suaremos frio, como as outras torcidas. Sangue? Nem saberemos se é vermelho, amarelo ou lilás. E toda vez que você tomar um gol pediremos "mais um!..." Apontaremos irregularidades nas suas vitórias, pressionaremos os juízes e bandeirinhas para que roubem para os adversários, e quando a bola cair nas arquibancadas a gente vai segurá-la para fazer cera se você estiver perdendo. Vamos organizar caravanas e encher estádios só para incentivar os adversários. Ou nem fazer isso, que é para deixar você sozinho. Sim, queimaremos nossas bandeiras; e tudo que for branco e preto não usaremos mais. Em seus jogos não irão mais o pipoqueiro, o sorveteiro e o vendedor de bandeiras. E o motorista da CMTC vai errar o caminho do estádio só para não levar público para você. Vamos apoiar os oportunistas e golpistas que de vez em quando aparecem na disputa pelo poder corinthiano, provocar crises internas no Parque São Jorge e pedir a volta dos técnicos incompetentes. Faremos tudo para você não ser mais campeão de nada. Será o fim do legendário Sport Club Corinthians Paulista.

É verdade, Corinthians, isso não passa de uma brincadeira. Brincadeira sem graça e de mau gosto, tem razão. Perdoe-nos. Nunca mais brincaremos assim com você. Nunca mais...

CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! CORINTHIANS! 

Um comentário:

Filipe disse...

NUNCA MAIS!!!

VIVA O CORINTHIANS NOSSO DE CADA DIA!!!