16 janeiro 2008

Noite de Corinthians


Ontem foi noite de Corinthians. Ontem, depois de tempos, eu vi o Corinthians jogar. Por quê? Viradas como a que fez a molecada na Copinha são dignas de Corinthians. Sair perdendo por 2x0 e virar o jogo em 20 minutos é coisa do time de Pq. São Jorge.

Talvez inspirado pela foto postada pelo Filipe, torci como um imbecil pela molecada. Xinguei muito no primeiro tempo, é verdade. Mas porque mereceram. Moleque é foda, e entra em campo achando que vai ganhar só pela camisa. No intervalo, o Ladeira deve ter enfiado a mão na cara deles e o time voltou outro.

Voltando à foto, lembrei dos tempos áureos da arquibancada. Época em que eu, levado pelo meu primo, me apaixonei pela Fiel. Era uma quarta-feira, no ano de 93. Corinthians e Noroeste de Bauru. 2x0 Coringão. Geralmente - e quando chegava cedo -, ficava entre a Explosão Coração Corinthiano e a Gaviões da Fiel. E debaixo de um mar de bandeiras, hoje proibidas por motivos mais que desonestos.

Às vezes, quando o Corinthians abria larga vantagem no placar, saíamos caminhando ao lado do alambrado, esquecendo do jogo e fazendo festa. Não havia coisa mais bonita que o Pacaembu lotado, com aquele povo fazendo seu carnavalo fora de época.

Hoje, tristemente, a molecada perdeu esse valor. Hoje, temos que jogar no morumbi, aquela coisa fria e européia. Que o time da Copinha e a geração 90 inspire esse time profissional, que terá um 2008 de lutas. E quem sabe de conquistas.

Amanhã começa o ano do Corinthiano.


6 comentários:

Anônimo disse...

Ah, esse Corinthians...

Mataste a charada, caríssimo. Senhor Ladeira acordou a molecada a tempo. Claro que contamos com alguma sorte, mas pra nós isso não passa de um jeitinho do Santo Guerreiro.
Destaque para Cássio, na minha opinião o nome do jogo. Tá certo que não fez os gols, mas por pelo menos quatro roubadas de bola cruciais e pelo menos dois carrinhos essenciais, que mataram as jogadas do adversário, o menino já deveria ser mais considerado. Esse já entendeu bem o que é esse Manto Sagrado.
Esse time precisa ainda de mais três Copinhas pra se firmar como time, tomara que assim seja.

Você lembra como a 12 tinha bandeiras, Japonês? Eram tantas, mas tantas, que de um lado tinhamos um mar branco de bandeiras, e do outro o mar negro de camisas negras. A arquibancada, portanto, era LITERALMENTE preta e branca.
Era uma bandeira gigante.

Nessa época surgia a Pavilhão, com aquele uniforme listrado. Eu lembro de ver meu Vô achando muita graça naquilo.
Imitavam o "uniforme" de presidiários (do imaginário popular, Alcatraz, esse tipo de coisa). Não lembro quando foi, mas lembro de ver meu Vô dando risada quando viu aquilo pela primeira vez.
E dizendo "isso só podia acontecer aqui no Corinthians...".
Ele tinha razão.

Sempre admirei o jeito que ele falava "o nosso Corinthians", "aqui no Corinthians" (estando no Templo, veja só), e como ele transitava, mesmo já velho, pelo alambrado, dando bengalada quando o canalha de amarelo fazia besteira.
Meu Grande Mestre.

Magistral, como você bem disse.

Precisamos encontrar mais fotos do Pacaembu em tarde de domingo.

Amanhã começamos nosso ano de LUTA

Não quero ver carinha quietinho, quase sentando. Nem carinha que ficou quietinho quase sentando - que acabou sentando mesmo - arremessar bundinha de antiestádio.
Como naquele tão citado jogo contra o nautico, lembra aquele toscão?

É HORA DE LUTA, mais que nunca.

Outro dia, aliás, vi um cara da nossa geração andando pela Paulista (a Avenida Corinthians Paulista, meu caro) com a camisa da Torcida Explosão Coração Corinthiano, bordada a mão como tem de ser, bem conservada, mas daquele tempo. Lembranças zuniram na cabeça em um piscar de olhos. Olhos que marejaram, claro.
Eu não poderia passar em branco. Cumprimentei-o como irmão e disse "parabéns por honrar esse Manto".
Seguimos nosso caminho, cada qual vislumbrando mais a Alma Corinthiana.

É, Japonês... Ainda não conseguiram matar aqueles dignos guerreiros de outrora.

VIVEMOS!!!
À LUTA, FIEL

Aliás, para amanhã: você fez o cadastro? Vai de laranja ou azul?
E o mais importante: tomamos umas geladas lá pelas nove e pouco?

evao do caminhao disse...

bonita foi a virada tricolor

ei, tô puta q vc fica desdenhando o morumbi

queria eu começar o campeonato ali

saizica

Rodrigo Barneschi disse...

Daqui a pouco o senhor vai delirar, dizendo que foi uma vitória épica essa dos moleques...

Craudio disse...

Eu que fico inventando vitórias épicas, né???

Ju disse...

e começamos o paulista bem, graças a deus (e ao finazzi!).

ceferjr disse...

SALVE SALVE IRMÃO, PROCUREI NA NET ALGO DA EXPLOSÃO CORAÇÃO CORINTHIANO (RIBEIRO NEGÃO MTO DOIDO)FIZ PARTE DESSA TORCIDA POR ALGUM TEMPO, VI SEU COMENTÁRIO DE UM IRMÃO COM A CAMISA BORDADA A MÃO DANDO ROLÊ EM SAMPA, POIS É TENHO UMA DESSA TB, NÃO VENDO POR ND....RSSSSSS
ABRAÇÃO