10 junho 2010

Sem João há 10 anos


"Sofri uma entrevista essa manhã
'Quem é o João Nogueira?'
Nada mais que um operário
Compositor de primeira"

Entrevista - Aniceto do Império


Este texto era para ter saído no dia correto, mas acabou passando da data por puro esquecimento. Grave crime, pois não há brasileiro que se esqueça de um dos maiores compositores desse país. Acontece que no último 5 de junho completou uma década que
João Nogueira partiu, deixando para nós todo seu legado de fantásticas canções. Particularmente, ele ocupa o lugar mais alto no pódio das minhas preferências, ao lado de Candeia. A devoção é tamanha que não passo um dia sem cantarolar, citar ou assobiar uma música de João.

Além da produção artística, sempre é bom lembrar dos feitos de João Nogueira no que diz respeito à preservação da cultura popular. A fundação da Tradição, sua participação na
Portela e, principalmente, o maravilhoso trabalho no Clube do Samba são sua rica herança.

Por tudo isso, o vácuo que ficou desde sua morte é tremendo e, ainda assim, não houve uma linha sequer reverenciando esse pilar da música brasileira na última semana - e olha que João nem era tão marginalizado assim pela mídia enquanto vivo. Nem mesmo o filho dele fez qualquer especial em seu programa na TV Brasil, o que é de se espantar e lamentar.

Homenagens a João Nogueira, portanto, não podem ficar restritas a este e alguns outros blogues; pelo contrário, deveria ser cantada ao mundo e (por que não?) uma de suas canções mereceria ter sido o hino oficial da seleção canarinho nessa Copa 2010. Pouco para alguém de tamanha notoriedade, mas é um bom começo para que esse imortal artista permaneça vivo, se não em carne e osso, pelo menos no ideário do povo.

Salve, João Nogueira!