09 maio 2008

Desistindo de São Paulo


Essa cidade que amo está cada vez mais desagradável. Não pelo trânsito caótico, pela poluição, pela ausência de belezas naturais e pelo toque de recolher imposto pela prefeitura à 1h da madrugada. Mas sim pelo povo mesquinho e conservador que mora nela.

A última ânsia de vômito se deu em uma lista em que participo, onde alguém mandou, lá pelas tantas, uma petição online para que o Congresso não sancione as mudanças propostas pelo MEC para o Sistema S. Esse sistema engloba entidades como Senai, Sesc, Senac e outras, e foi criado para valorizar a formação profissional de pessoas mais pobres. As empresas que fazem parte dele destinam uma parte de sua folha de pagamento para manter as unidades, que possuem cursos, espaços culturais e de lazer.

Como a parte cultural é a menina dos olhos - apesar de não ser a prioridade - e se tornou cult para a elite paulistana dizer que "foi ao Sesc", a gritaria começou. Tudo porque o governo quer inverter a quantidade de verbas, passando a priorizar a formação técnica. Nada mais justo, já que o enfoque é para cidadãos que ficam fora do sistema, pois a maioria dos cursos são pagos. Só que a paulistanada, como sempre, pensa primeiro em seu umbigo e depois no bem coletivo.

Enoja-me, com todas as forças, perceber que o grau de individualismo está cada vez mais exacerbado na terra da garoa. Fruto dessa modernização, dessa globalização, dessa elitização e dessa higienização, oriundas do capital, a única coisa a ser valorizada ultimamente. Os depoimentos de foda-se os outros na referida lista me faz repensar uma série de coisas, inclusive as minhas amizades. Porque, naturalmente, se eu precisar dessas pessoas algum dia, corro o risco de ficar na espera.

O ímpeto egoísta em São Paulo se espalha e infesta até mesmo os âmbitos outrora populares. Que digam as escolas de samba, as torcidas organizadas e o futebol e os bares. Vale lembrar também que temos eleições neste ano. E me dá medo saber que todos esses umbiguistas vão votar.


6 comentários:

Unknown disse...

aprenda a não ser tão exigente

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk gostou do meu novo login?

Craudio disse...

Hahahahahahahahahahahahahahahha...

Tem várias interpretações sonoras, inclusive.

Anônimo disse...

Não tenho nada a ver com a vida ou torcida dos outros, mas se fosse corinthiano sairia quebrando banca de jornal, nesse sábado: o Boletim de Madame tá foda! Os dois jogos que interessam aos torcedores da capital, no dia de hoje, estão estampados na capa; não é só a mensagem implícita que você pode ver aí, a de um bando de pederastas de um time "classe A" comemorando - em contrapartida aos dois moleques solitários que estrearão em um time "classe B"... Quando você abre o jornal, é mais nojento.

Logo na página 4 há uma foto de página dupla daquele técnico sem caráter sendo erguido feito herói, sob o título: "O primeiro tricampeão!" É, segundo o BAMBIS! eles já são tricampeões, o primeiro hexa brasileiro e mais, é o time a ser batido em 2008... O oba-oba segue com seu informe: o boletim de Madame entrega hoje à bicharada um troféu especial que eles mesmos fizeram, também há ofensas baixas à Valdívia e à torcida do Palmeiras, notícias de que o Grêmio está em crise e que o técnico pode cair (!), antes mesmo do campeonato começar. Isso é imprensa? Ou é putaria paga?...

Não, não acaba aí. Segue "matéria" com Bicharlyson mostrando sua nova correntinha com duas asas de anjinho, com a importante declaração: "espero que me façam voar em campo e me protejam"... segue ainda com mais mídia positiva, informando que o técnico invejoso agora dá palestras para outros treinadores - mas não qualquer palestra! Tem data e endereço se você quiser ir, o "XVII Curso Internacional para Treinadores Futebol Soccer Clinic...", entenderam? Não é coisa de quem precisa criar franquia...

O informe da assessoria fecha o relatório com chave de ouro, e essa eu reproduzo na íntegra pois não tenho condições de fazer nenhum comentário que possa ser lido:

"EXEMPLO"

"A Tricolor Independente, principal facção uniformizada do São Paulo, faz uma campanha para doação de sangue. Hoje às 10h, centenas de torcedores irão à Santa Casa de SP."

Ficou claro? Enquanto o procurador Leonor se esforça para pintar de merda e fechar a Mancha Verde, acusando seus integrantes de bandidos e usando o Boletim de Madame para mostrar fotos de caçambas e desenhar o Palestra Itália feito um barril de pólvora - a Independente DÁ EXEMPLO!!!

Isso é imprensa? Ou é gente vendida, mesmo? Que recebe, mesmo, da diretoria de Madame para escrever o que lhe mandam?

Ah, sim, o Corinthians... Também estava na capa, mas a matéria é só na página 18... Com André Santos e Dentinho sob a manchete: "Paixão de Berço"... Depois vire a página e você encontrará uma entrevista com o presidente do Corinthians, entre as aspas: "Estou amargurado, triste, tenso e cansado".

Entenderam?!

Craudio disse...

Coruja, o fato é que isso é mais um sintoma do que eu chamo de jornalismo de release. Óbvio que os releases que interessam a cada "publisher" - termo mais que ridículo.

Boas observações as tuas, já que todos que falam de esporte no país parecem ignorar certos fatos da história do futebol.

É o que chamamos cá, no AnarCorinthians e no Barneschi de agenda de destruição. Os interesses, todos nós sabemos quais são e quem defendem. Abraços!

Filipe disse...

Caríssimo Japonês,
Não venho cá a acrescentar nada ao que já dissemos ali na Praça e na Itapólis.
Sei que não deves desistir de nossa Piratininga, ainda que a maioria de filhosdaputa queiram dominar essa porra.

PIRATININGA É NOSSA!!!

VAI CORINTHIANS!!!