22 agosto 2008

Babacas sim!


Num dos raros rompantes nesse seu segundo mandato, o presidente Lula chamou a elite de babaca, ao mencionar quem é contra os programas de inclusão – e, no caso, o ProUni. Momentos que justificam meus votos e a crença (ainda que bem menor) no ex-operário, sabendo também que seu governo, se não foi uma maravilha, colocou o povo nas prioridades do dia.

Incomodados com a baixa repercussão da fala, uma vez que é praticamente impossível falar mal de um programa que dá, além de oportunidade, cidadania a pessoas que antes nem podiam sonhar com faculdade, os jornalistas (???) da Falha se deslocaram aos redutos dos possivelmente agredidos. Colheram depoimentos de estudantes e, sob o título “Somos utópicos, não babacas”, publicaram matéria usando jovens contrariados com a pecha dada pelo cumpanheiro.

Seguem as pérolas:

" ‘Não somos babacas. Talvez só sejamos utópicos por querer uma sociedade melhor’, disse o coordenador do Diretório Central dos Estudantes da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Tiago Cherdo, 23”.

"O problema é que, ao invés de investir no ensino básico e fazer com que o estudante da rede pública tenha como concorrer com o da rede particular, o governo criou o ProUni como um prêmio de consolação para as pessoas menos abastadas” – ainda o Tiago.

“ ‘Me sinto ofendido por conta dessa generalização’, disse o acadêmico de relações internacionais da USP (Universidade de São Paulo) João Pedro Caleiro, 22”.

“Para o estudante de administração da USP Paulo Eduardo Vendramini, 23, o fato de o presidente criticar os estudantes ricos revela que o petista não estaria preparado para governar o país e implantar projetos na área de educação para toda a população”.

Vejam só que beleza! Unifesp, RI da USP, FEA/USP... Só faltou POLI e FGV – não cito nem a FAAP porque eles devem cuspir no ProUni. E a profundidade das opiniões?

Portanto, caros utópicos, só pelas frases e os lugares onde elas foram ditas, escutem meu corinho com o pizidente: BA-BA-CAS!


Nenhum comentário: