02 dezembro 2008

O que mudou?


Um ano após a maior tragédia dos 98 anos do Sport Club Corinthians Paulista, o que mudou? Antes da reflexão, sugiro a leitura do post feito aqui neste blogue no dia seguinte ao rebaixamento. Texto carregado de tristeza, mas ciente do que deveria ter sido feito nesse sombrio 2008.

Alguns podem dizer que estou sendo muito pessimista ou negativo, esquecendo-me do quase-título da Copa do Brasil ou da arrasadora campanha na Série B. Acho que não. Porque ontem eu fiquei assistindo às conquistas passadas do Coringão. Façanhas como a Invasão de 76, o fim do tabu contra o santos, o 4x3 memorável contra os porco em 71, o bicampeonato paulista sobre os bambis e o Brasileirão de 90. Por isso eu pergunto, depois de tanta glória: há o que se comemorar?

A reflexão que faço agora, exato um ano após o fatídico jogo em POA, deveria ser a mesma de todo corinthiano. As incompetências e os esquemas continuam sendo marca nas salas ar-condicionadas do Parque São Jorge, a briga política continua dando arma para os abutres e destruindo nossos alicerces e o Corinthianismo, depois desse tempo todo, parece não ter crescido ou renascido como deveria.

Sim, tivemos uma média de mais de 20 mil torcedores por jogo. Demos dinheiro como nunca aos adversários, pois foram raros os momentos em que não éramos maioria, em qualquer lugar do Brasil. Porém, esse povo todo vestia roxo, gritava "Felipe" e, se pudessem, continuariam pedindo autógrafos a dirigentes. Na arquibancada, o racha na família Gaviões da Fiel está beirando o ridículo. A quadra, além de ter recebido toda a corja que hoje brinca com a história alvinegra, serviu de palco para um programinha sanguessuga, com o próprio presidente da entidade levando lá para dentro nosso maior rival.

Na parte administrativa, mudou-se o estatuto, mas foram preservados os aviltadores. Ainda não há, de fato, democracia no Corinthians. E muitos dos corinthianos não se mostram nem um pouco preocupados, mesmo sabendo que aquilo lá é nosso. Não é nosso no sentido de sermos sócios, trata-se do patrimônio Corinthians.

Respondendo ao título, digo que eu mudei. Posturas na arquibancada, posturas diante dos rivais, posturas diante dos anticorinthianos. Os inimigos, para mim, são óbvios. E estão mais entre nós do que do outro lado do campo. Espero que o centenário marque nossa revolução, que deve ser construída a partir do povo corinthiano. Inclusive, repetindo as lutas dos anos primeiros.

4 comentários:

Mônikita disse...

Amigo

PARABÉNS!

Realmente é um dos poucos blogs de conhecidos e envolvidos msm com o CORINTHIANS e os GAVIÕES que posta de maneira certa, verdadeira e comprometida somente com a verdade.
Compartilho de todos os seus medos e receios.
Tb sei claramente que o pior inimigo é aquele que está entre nós.
Que veste nossas cores e se diz CORINTHIANO.
A profissão CORINTHIANS que se criou tanto dentro do clube mas como na torcida está acabando com as nossas raizes e valores.
Instituições tradicionais que zelam por determinados principios não podem ser quebradas JAMAIS!
É o principio do fim.
Se vc me permite tomarei a liberdade de indicar seu post no meu blog.

Ainda bem que existem muitos CORINTHIANOS comprometidos e FIEIS AO CORINTHIANS SOMENTE!

Forte Abraço

Filipe disse...

Que poder um energúmeno acha que vai ter ali, o que este pretenderia fazer além de se "satisfazer" pessoalmente, ou a quem está sentado em seu lombo? A tal da servidão voluntária... Poder, poder, pra porra nenhuma...

O verdadeiro "poder" é respirar e viver, com Sangue a Alma, o Corinthians. E nada mais.

Parabéns, Porta-Voz.
É por essas, e tantas outras, que te denomino assim.

Craudio disse...

Monikita: mesmo que haja usurpadores, haverá o dobro de gente que daria a vida pelo Timão. Talvez até muitos corinthianos façam essa mesma reflexão, mas não a vêem dita ou escrita. Cabe a nós, em nossos humildes espaços, mostrar tudo isso. Uma hora a coisa engrena e o negócio começa a mudar. Pode mandar bala no link sim. Abraço!

Filipe: sim! Poder é gritar gol do Coringão na arquibancada! O resto é pura ambição e vaidade.

Dadá_lhp disse...

BELAS PALAVRAS E REFLEXÕES!!!
O CORINTHIANS PRECISA DE UMA GERAÇÃO DESSA NO COMANDO.
O GAVIÕES PRECISA DE UM LÍDER DE VERDADE!
E NÓS, TORCEDORES, PRECISAMOS DO NOSSO CORINGÃO DE VOLTA!