18 agosto 2008

Guerra Santa no trânsito


Se você estiver dirigindo e alguém que não for taxista te fechar, não tenha dúvidas: a pessoa colou, em algum lugar do carro, o adesivo do peixinho ou da Nossa Senhora. É realmente impressionante que a totalidade desses motoristas faz cagadas diárias e homéricas no já complicado trânsito paulistano – creio que isso aconteça também por todo o país.

O tal peixinho virou símbolo da Igreja Renascer, aquela da família Hernandez e que vive pegando dinheiro do Bambino do Morumbi. Já a Nossa Senhora foi o troco dos católicos, sabedores da ojeriza que os gideões possuem pela imagem. Já faz alguns anos que esses adesivos vêm se proliferando pelas ruas e a simples peleja motivou uma implacável guerra santa. Comecei, então, a me perguntar se esses caras não fazem o que fazem propositalmente.

Talvez na esperança de fuder um crente rival, ambas as facções ligam seus automóveis com o sangue nos óio. Não vão às ruas, vão à luta. E não desperdiçam a primeira oportunidade de realizar uma aberração ao volante. É a teoria do atire primeiro e pergunte depois, só que nesse caso eles atiram o próprio carro, sem ao menos saber quem está do lado. Ouso dizer que já vi sorrisos irônicos após certos ataques sofridos.

A CET e PM, ao invés de realizarem operações contra os bêbados motoristas, teriam resultados mais significativos no combate à violência no trânsito se impedissem de circulação os automóveis com tais adesivos. Ou um rodízio, talvez: peixinho em dia par, santinha em dia ímpar.

Por causa disso, corre no paralelo uma terceira força, sorrateira e implacável. Conta, inclusive, com meu apoio e adesão – sem adesivos, lógico. Afinal, quem nunca ficou com vontade de evocar o Guardião Tranca-Rua para ver se ele dava jeito nesse bando de braço-duro?

2 comentários:

evao do caminhao disse...

eles seguem aquela máxima da frase de caminhão da modernidade (sim, não se fazem mais frases como antigamente, agora são só religiosas) "DIRIGIDO POR MIM, GUIADO POR DEUS"

e aí, acham q deus salva qquer cagada q venham a cometer

ei, q fim levou teu capeta?

Craudio disse...

O capeta tá aqui na sala... Ele tarra meio zicado.

E, realmente, acabaram até com as frases geniais das carretas.