08 agosto 2008

Para etender a China


E nesse dia de abertura das Olimpíadas de Pequim, vale deixar como dica de leitura a entrevista do Terra Magazine com o sinólogo Elias Jabbour.

Destaco aqui um trecho interessante:

"Mas há a questão da censura...
É o seguinte: o país que mais controla a internet no mundo são os Estados Unidos, não a China. Hoje qualquer conteúdo de internet nos Estados Unidos é vigiado, muito conteúdo não é publicado e ninguém fala isso. Outra coisa: os americanos cassaram, no ano passado, 46 concessões de TV. A Venezuela cassou uma e foi aquela coisa que todo mundo viu. O ocidente, do ponto de vista da democratização e dos direitos humanos, está desmoralizado. Um país como a Inglaterra, que fez uma guerra contra a China para legalizar o consumo de drogas (NR: a chamada Guerra do Ópio, travada no século XIX) , pode falar alguma coisa de direitos humanos para a China? "

2 comentários:

Anônimo disse...

De fato.

Ficou muito bom com a fonte Godfather.

Unknown disse...

vc viu q a delegação da Geórgia pode sair?

O anúncio da possível retirada foi feito neste sábado pelo presidente Mikhail Saakashvili, que mobilizou 100 mil reservistas entre 24 e 45 anos, entre eles alguns dos atletas que estão na China. O país vive um conflito contra a Rússia na Ossétia do Sul, região separatista georgiana pró-russa.