26 fevereiro 2009

Falha e seu viral


Mensagem enviada por e-mail a Sérgio Malbergier, editor da Falha, que faz eco à "ditabranda" nesse texto:

"Seu texto é uma vergonha. Primeiro porque, nitidamente, tenta justificar o viral promovido pela tua Folha com a historinha da ditabranda. Medo de bancas de jornal às moscas no Carnaval, vai ver... Depois, porque parte de pressupostos superados pelos fatos. Qual o dado que comprova tua opinião? Veja o quanto ela é rasa.

Vocês ignorarem o Fórum Social Mundial não quer dizer que ele não teve ou tenha importância. Lá, por exemplo, reuniram-se as principais lideranças políticas da América Latina e, queira você ou não (e a Folha diz que preza tanto pela democracia), foram eleitos ou contam com o apoio da ampla maioria de seus povos. Discordar é uma coisa, fazer beicinho e ficar de birra é outra.

O grande trunfo das idéias marxistas é que elas são abrangentes e difíceis de serem contrargumentadas, uma vez que mete o dedo na ferida do contraditório capitalismo e suas regras excludentes. Não admitir que tais análises façam tanto sentido hoje é ser cego, e declarar que não há movimentação esquerdista no mundo é oportunismo barato de quem quer se promover às custas da recessão. Coisa de rato, sabe?

Por fim, se a esquerda morreu com a crise, o que dizer de jornalistas cheios de moralismos que trabalham em prol da desconstrução do país e torcem para que o Brasil afunde? E de uma oposição que sempre foi governo e que, por isso, não sabe fazer oposição? Os políticos, ao menos, se voltam para seus bolsos e vivem a construir castelos. Já vocês, jornalistas da Folha (ou seria Falha?), são apenas cachorros pulguentos que se prestam a qualquer papelzinho em troca dos restos da fartura do patrão."

5 comentários:

Filipe disse...

O pior é que no texto o carinha deixa subentendidamente claríssimo que, mesmo sendo editor de dinheiro e o escambau, não sabe fazer a relação entre Adam Smith, Marx e Keynes, por exemplo, só pra ficarmos em uma das infinitas possibilidades, em se tratando de pensadores puramente econômicos.

Com o olhar fordista, coisinha mais antiquada que ser "de esquerda", o mané me solta isso:

"A emergência da China capitalista fechou o círculo econômico global. O capitalismo foi flex o suficiente para abraçar o maior Partido Comunista da história que conduz a maior expropriação de mais-valia do mundo para lucro de grandes corporações ocidentais".

Ele é editor de dinheiro e não sabe que a China é, de fato, um câncer pro capitalismo?
Que o capitalismo como ele gosta de lamber está fadado a se corroer, e que essa crise toda não é causada só por Madoffs da vida, mas porque o Grande Dragão está sentado sobre o tesouro "bom" do mundo, enquanto nas veias do capitalismo euro-americano só está a correr as moedas podres?...

Enfim, esse tipo de gente podia ir pro oceano da merda e se misturar por lá.

Craudio disse...

Por isso mesmo são cachorros pulguentos... Não sabem nem daquilo que deveriam saber para falar ao público que lê aquela joça.

Ah, e vc acha que ele respondeu o e-mail?

Craudio disse...

de Eduardo Guimarães, no Cidadania.com

Dia e hora do ato público na Folha de São Paulo:

Com base nas manifestações dos leitores e de outras sondagens que fiz, acredito que o dia mais cômodo para a maioria dos manifestantes será sábado, dia 7 de março, às 10 horas da manhã. O local será diante da Sede do jornal Folha de São Paulo, na rua Barão de Limeira, no centro de São Paulo, região servida por linhas de metrô, de ônibus e, portanto, de fácil acesso.

Craudio disse...

A resposta veio agora, 5 horas depois. Copiada sem nenhuma edição, e vejam a profundidade:

"Carop Claudioo, grato por sua mensagem. Uma dica de quem sabe o que está dizendo: sua visão da imprensa é totalmente equivocada, acredito, estou dentro dela. Pense, a partir deste fato, se o resto das suas convicções também não o são. é sempre bom se questionar, não?
saudações,
Sérgio"

Craudio disse...

E a minha tréplica:

"Sérgio, respostas cínicas e descompromissadas como a sua só reforçam minhas convicções sobre a imprensa, principalmente aquelas com relação ao veículo onde você trabalha.

Aquele abraço."