13 novembro 2009

O mal da liberdade de expressão


Acalmem-se. Apesar o impacto do título, este espaço não vem propor a volta da censura. Muito pelo contrário, a democratização até certo ponto exagerada que a internet proporciona é bacana, obviamente quando seguida de responsabilidade. Há, no entanto, gente muito ruim e mal-intencionada que, não se sabe o motivo, virou referência de moralidade e justiça - sobre isso, falamos aqui. Esses tipos exageram tanto nas bobagens que nos fazem chegar ao ponto de lamentar a liberdade de expressão.

No meio desse bolo de arautos da retidão, há um talzinho que todos conhecemos. Aquele com dois CPFs e cara-de-pau suficiente para, simultaneamente, ficar devendo R$13 numa locadora de vídeo e cagar regras diariamente em seu blogue. O sucesso de audiência que o alavancou para a calçada da fama, vale lembrar, se deve justamente ao fato dele ter sido outrora linkado no maior portal brasileiro, às custas do padrinho famoso.

E aí, diante de tanta insignificância, você pode se perguntar: para que gastar vela para defunto tão ínfimo? Porque, meus caros, quando insultam um amigo teu, você precisa se manifestar. O talzinho tem todo o direito de galhofar dirigentes de clubes e federações, técnicos e jogadores milionários, políticos e o escambal, mas não o de interferir na vida pessoal de um desconhecido usando a mentira como ferramenta. Os peixes grandes têm por onde se defender mais facilmente, as pessoas comuns só tem os seus para contar - e nesse contexto mora a crítica à "liberdade de expressão".

Voltemos ao escopo. Todos que se dignam a sair de casa para enxergar o mundo e descrevê-lo a partir da experiência vivida sabem que o Seo Cruz, a voz feroz do blogue Cruz de Savóia, é o Raphael, com quem tive o prazer de dividir inúmeras geladas na mesa do bar. Quem não sabe disso, não quer, não precisa ou não merece. No entanto, uma coisa é apontar o dedo na rua a quem adora um holofote e busca fama a todo custo; outra é expor, indevidamente, alguém cujo anonimato é garantido pelo cotidiano e que não deve nada a ninguém. Mas como diz minha mãe, e ela nunca erra, nem todo mundo tem caráter.

Pessoalmente, também há um sentimento de participação indireta pelos insultos desta sexta-feira 13 por conta de um comentário postado e censurado (praxe naquele espaço inóspito) nesse outro texto. Confiram:

"Claudio Disse: O seu comentário está aguardando moderação.
Novembro 13, 2009 às 10:51 am | Responder

Blogueiro Inho é beijador de mãos de Citadini e do ex-poder corrompido do Corinthians.

Nas horas vagas, brinca de ser jornalista e de inventar denúncias sem provas.

'Estranhamente', faz isso no mesmo site que teve como endereço de registro um apartamento na Cincinato Braga.

Apartamento que é freqüentado por empresários e jogadores.

Tudo isso avalizado pelo chefe da máfia, o Juquinha.

Deve ser coincidência."


Quero acreditar que o senhor Paulo Cezar Andrade Prado será ignorado solenemente pelo Terra, portal referenciado e onde trabalha (reitero que TRABALHA e faz um serviço genial, ao invés de ser bancado por um velho de gosto duvidoso) o Raphael. Fora isso, me surpreende um boçal continuar escrevendo o que escreve sem sofrer as conseqüências legais - e por que não físicas? - de suas palavras.

Termino comparando a postura dessa gentinha da máfia juquiniana da moralidade esportiva - e cito os nomes de Vitor Birner, PVC, Paulo Calçade etc. - com a daquele moleque que passa a vida a testar os limites de tolerância dos pais e, ao completar 18 anos, sai pelas ruas matando gente com seu carrão esportivo ou batendo indiscriminadamente nos outros para treinar o seu jiu-jitsu. São todos atos legitimados pela tal liberdade democrática que nos fazem engolir goela abaixo. E convenhamos: nada mais previsível a atitude, já que na riqueza de linguagem e no debate argumentativo, essas múmias não têm nem chance.

11 comentários:

Seo Cruz disse...

E completo: essa mesma gente, quando confrontada com seus atos de barbárie, costumam se comportar como vítimas da 'lamentável violência' que reina neste 'país de terceiro mundo'. Assim age porque são o que são: covardes de saco rendido, como esse testa-de-ferro do juquinha.

Agradeço a manifestação de amizade e acrescento que tal post vai muito além das brejas que tomamos (e tomaremos) juntos nesta vida: se um amigo teu é atacado e não fala nada, amanhã não reclame quando jogarem merda na porta da tua casa e ninguém vier em tua defesa. Eu o fiz por Belluzzo, vc o fez por mim. O inho age como pau-mandado apenas, porque não tem um amigo sequer nesse mundo de meu Deus: é mau-caráter e até quem o usa sabe disso.

Sem palavras, Craudião.

Vinicius Duarte disse...

Cláudio,

Manifesto aqui a minha solidariedade ao Seo Cruz que, apesar de ter um blog "à prova de bambis", rs, reputo ser um cara íntegro, honesto e trabalhador.

O rapazinho lá vem batendo abaixo da linha da cintura há muito tempo; enquanto tava se metendo com gente graúda, foda-se ele e os graúdos. Agora a briga ficou feia e suja, e com armas desiguais.

Colocar em risco o emprego suado de uma pessoa comum está acima de qualquer limite minimamente tolerável de "liberdade de expressão", termos que muita gente arrota em cada esquina, mas não faz a menor idéia do que seja.

Tamo junto. Vou linkar este post e o Cruz de Savóia no meu espaço.

Lóh disse...

(rivale)
Incrível como os medríocres manifestam sua viadagem enrustida com tanta mentira!
Tbm to na fila dos tocos e olha que so perguntei se a conta da locadora está paga.
Fazer o que?Fui ignorada...muito triste..rs
Fã incondicional do Cruzão \o/

Craudio disse...

Seo Cruz, a covardia é o que move esses canalhas. E conte que serão muitas cervejas, de fato.

Vinicius, tu és um daqueles poucos bambis com cérebro que fazemos questão de deixar fora dos nossos ataques hahahahhahahaha. Abraço e valeu pela referência. É preciso desmascarar essa gentalha.

Lóh, ele só abre espaço pra racista e golpista. Além de uns malucos que, não duvido nada, não seja ele mesmo escrevendo.

Bruno Ferraz (sOUL) disse...

esse lunático me censurou lá uma vez também, daí só passo lá as vezes pra ver as barbaridades que ele vomita lá.

Ah ele até tem amigos, mais nego do nipe juquinha, covarde, não tem a coragem de defender nem de atacar ninguém, só no mundinho virtual.

É um filho da puta!

e o Goulart pode não ser o melhor político do mundo mais lá pra Interlagos, onde mora minha namorada foi projeto dele, fechar um corrego a céu aberto e fazer uma avenida, seguida de uma ponte que facilitou muito a vida da população do bairro. que antes tinha que subir até a Dutra pra pegar um busão.

Abraço velho!
e segue a bestialidade da qual conversávamos em outro post.

@FKamers disse...

Muito bom, irei linká-lo (o post) do meu Espaço.

Abraço!

Unknown disse...

E quando o Seo Cruz faz um post explanando o endereço e o telefone do Simon? Ai pode né?

Muito bom ficar sabendo que os atos racistas do Seo Cruz tem uma explicação agora: ele foi incumbido de cobrir a parada gay de 2009!!!!

hahahahajhajhahaa

fwguerra disse...

É aquela velha história né.. "no dos outros, é refresco.."

Craudio disse...

Fakes de merda: o dia que vocês tiverem de trabalhar para sustentar seus filhos, vocês vão entender. Mas como proles da puta que são, provavelmente mamarão em teta alheia o resto da vida.

Unknown disse...

Quer ferrar alguem que trabalha de verdade e não fica na sombra, de ex dirigente ouvindo opera, e uma canalhise sem tamanho, espero tambem que o Terra ignore este cidadão.

Mônikita disse...

Vou postar o que postei no blogue do Seo Cruz:

"Tudo bem que qdo me encontrar pessoalmente com V Senhoria é bem provável que desconte minha raiva, fruto das palavras mal ditas que escreves-te sobre meu time, com um belo tapa na sua cara que vc rivale merece e terá rsrsrs…

Porém quem cultiva verdadeiras amizades, sabe do carater
dos amigos.
Sendo assim Seo Cruz, querido amigo e rivale, têm minha total solidariedade contra esses vermes que infelizmente a tal modernidade criou com a internet.

Só pude me manifestar agora porque estava viajando…

Mas É NÓIS juntos e misturados ."