18 fevereiro 2010

Cuidado ao cuspir


Dias desses, um amigo mencionou um editorial da Jovem Pan AM que tratava dos palavreados e das obcenidades no BBB, da Rede Globo. Tanto o texto quanto o áudio pode ser encontrado aqui e adianto que é preciso deixar um Sonrisal ao lado do computador, pois ao final da lauda ou dos 2:21 de som pode ser que apareça um mal-estar.

As palavras me causaram estranheza por conta da extrema cara-de-pau da rádio, que se transveste de defensora da moral e dos bons costumes e se auto-intitula, imodestamente, a representante do povo. Justamente ela, cuja história sempre esteve alinhada à pior faceta da sociedade paulista e paulistana, aquela conservadora e preconceituosa. Vale lembrar, por exemplo, que o patrono da rádio é Paulo Machado de Carvalho, bambi sujo que imunda a fachada do nosso Estádio Municipal e uma espécie de Ricardo Teixeira de outros tempos.

Contextualização histórica à parte, chama muita atenção o esquecimento dos editorialistas da Jovem Pan AM a um pequeno detalhe: na crítica às bundas e às palavras chulas exibidas pelo BBB, eles ignoram seu próprio diretor, Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, vulgo Tutinha, herdeiro da emissora e criador do Pânico, atração televisiva que todo domingo mostra escatologias e os mesmos traseiros femininos em rede nacional.

Antes que alguém se assuste, não estou fazendo aqui a defesa de Globo nem de BBB, para mim duas excrescências desse país. Tampouco sou um carola. A verdade é que achei curioso o sujo falando do mal-lavado, o fato de duas emissoras de massa, ao invés de prestar serviço por meio de sua CONCESSÃO PÚBLICA de transmissão, encherem os bolsos de grana, ajudarem no emburrecimento coletivo e defenderem interesses político-sociais próprios ou de amigos.

O caso acima é exemplo cristalino do que acontece quando duas empresas de comunicação entram em conflito - geralmente comerciais. Graças aos céus, muita gente já não acredita em nada que esse pessoal anda dizendo, até porque é bastante incômodo ficar escutando lavação de roupa de madames. É preferível, talvez, o caos da internet, onde a responsabilidade com aquilo que se escreve ou se diz é muito maior. Há como provar, metrificar e arquivar tudo, e o catarro cai muito mais rápido na testa quando se cospe para cima.

----------------------------

Falando em responsabilidade e ética, não podemos deixar passar batido um caso doentio de plágio. Saiba mais sobre Roberto Chalita, um plagiador barato, no Buteco do Edu, no Felipinho Cereal e no Bruno Ribeiro, aproveitando para divulgar essa insanidade.

2 comentários:

SOSPARQUEDOFLAMENGO disse...

cRAUDIO VC TYEM UMA COMUNIDADE NO ORKUT-viva lula - QUE ESTÁ SENDO ATACADA POR DEMOS/PSDB....
sUGIRO QUE VC COLOUE MODERADORES NA COMUNIDADE.eSTAMOS EM ANO DE ELEIÇÃO.oS ATAQUES SERÃO DIARIOS.qq COISA ESTAMOS AQUI PARA AJUDÁ-LO.
ABRAÇÃO.

SOSPARQUEDOFLAMENGO disse...

MEU ORKUT É JOYCE BARRETO