30 março 2009

Hora da Patrulha


Este post vem de uma sacada brilhante (e a lei da mordaça não permite que eu diga quem), tirada de mais uma propaganda enganosa do governo Serra para seu projeto na Educação. Antes, no entanto, preciso fazer alguns comentários sobre o tema.

Semana passada, a secretária Maria Louca deu lugar a Paulo Renato, ex-ministro do regime FHC e direto responsável por eu, você e todos os brasileiros pagarmos mais de R$100 em qualquer evento cultural. Não entendeu? Foi ele quem acabou com a fonte única da emissão de carteirinhas de estudante, a
UNE, permitindo que empresas privadas explorassem o filão. O resultado foi a proliferação de carteirinhas falsas, o que serviu de justificativa suja para reajustes astronômicos dos ingressos de shows e cinemas. O tucano também iniciou a privatização do ensino superior, tornando o MEC uma fábrica de certificados para faculdades de quinta categoria, processo felizmente freado no atual governo federal.

Tal currículo recheado de desastres não faz de Paulo Renato alguém com capacidade para resolver uma das crises mais agudas que atinge o ensino estadual. Escolas sucateadas, professores desvalorizados e a falta de política pública decente são marcas das sucessivas gestões tucanas. Vejam o caso do tal bônus, por exemplo, uma “premiação” totalmente desvirtuada. Imaginem que uma escola seja horrível e tenha média 2 na avaliação. Ao mesmo tempo, há outra escola maisomeno com média 4. Na próxima avaliação, a escola horrível fica ruim, passando a ter média 3. E a maisomeno consegue discreta subida, tirando um 4,2. Na lógica do bônus, um professor “horrível” receberá mais gratificação que um professor “maisomeno”. A grande questão é: esses parâmetros são ridículos. Não se avalia e se motiva um professor dessa maneira, tampouco se melhora a qualidade do ensino. Mas você acha que o novo secretário vai mexer nisso ou vai executar à risca o plano de seu futuro presidente da república, pensando na sua futura volta ao cargo de ministro?

Contextualizado o leitor, voltemos à propaganda enganosa. Entre as várias mentiras apresentadas pelo vídeo, há um detalhe que passa batido ao olhar desatento, mas que custaria (ou custará?) o contrato de alguma produtora. Falando dos maravilhosos computadores comprados pelo governo (cerca de meia dúzia por escola), lá no fundo da imagem há um MIMEÓGRAFO! E aí eu não preciso falar mais nada. Vou tentar achar esse vídeo em algum lugar e, quando conseguir, atualizo o post para que não me chamem de mentiroso.

Sorria, São Paulo!

3 comentários:

Bruno Ferraz (sOUL) disse...

vergonhoso tudo isso.
a grande culpa dessa patifaria nacional é a política neoliberalista dos tucanos, esse negócio de se vender se virar refém do dinheiro é foda.

To ocupadão esses dias definindo mais ou menos o material que eu vou usar no meu Projeto de Pesquisa..

Baixei um Documentário FODA.

"Encontro com Milton Santos ou a Globalização vista do lado de cá"

já assistiu Claudião ?

Fernando Cesarotti disse...

Engraçado que a propaganda ainda tem a desfaçatez de anunciar "milhões de apostilas" para os alunos. Apostilas erradas, claro, mas esse "detalhe" passa batido.
Sorria, Brasil.

Craudio disse...

Brunão, ainda não vi esse filme. Vou procurar e baixar também. E os tucanos, veja você, comemoraram os 15 anos do real. Esqueceram completamente da crise da reeleição do FHC.

Cesarotti, tem muito mais mentiras naquilo lá. Dá nojo de ver, e mais nojo ainda de saber que tem muito professor que acha isso bonito. Eu realmente não entendo essa tolerância com as cagadas tucanas...