27 outubro 2009

Parabéns para O cara


O aniversário deste ano do presidente Lula não poderia passar batido e, fosse este um país em que a mídia não doutrinasse a opinião pública a partir dos interesses de uma minoria elitista, o Brasil deveria estar em festa. No ano em que apaga 64 velinhas, Lula trouxe ao Brasil os Jogos Olímpicos e, com isso, consolidou sua posição de político mais influente no mundo. Foi o coroamento de um governo que ainda tem um ano e meio de duração e que pretende, além de fazer o brasileiro tomar café da manhã, almoçar e jantar todo dia, entregar uma pátria de verdade a seu povo.

Em 2009, Lula nadou de braçada e repeliu qualquer tentativa de crise que a imprensa golpista criou. Se em 2006 ainda havia ecos de resistência a quem mais investiu em políticas sociais e na inclusão da base da pirâmide na sociedade, agora ele quebra recorde atrás de recorde de aprovação. O melhor de tudo é perceber a humildade em reconhecer os feitos, o que deixa a elite branca com os cotovelos ardendo de dor. Imaginem se FHC - mas é preciso imaginar muito - conseguisse popularidade similar a de Lula? É a mesma imagem que a daquele teu colega de trabalho que mora em Higienópolis e que vive a arrotar a arrogância palatável aos paulistanos de classe média e/ou alta...

A fase anda tão boa que até mesmo o ímpeto de secador do Corinthians anda enfraquecido. O alvinegro mandatário comemorou os dois principais títulos do futebol brasileiro disputados no primeiro semestre, um deles ganho invictamente. Aqui também cabe lembrar a constante analogia que fazemos entre o anticorinthianismo e o anti-lulismo (representações máximas da ojeriza ao povão) para dar ainda mais ênfase ao significado dessas conquistas. Noves fora, reconheçamos: é bom saber que o presidente desse país - como nunca na história - irá comemorar seu aniversário tomando uma cachaça e pitando um tranca-peito, como qualquer cidadão honesto.

Depois do sucesso de ProUni, Bolsa-Família, Pré-Sal, Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida, Olimpíadas 2016, PAC e o Plano de Desenvolvimento da Educação, entre outros, Lula pretende, no último ano de seu mandato, unificar tudo isso em um conjunto de leis, além de integrar o Brasil com internet de banda larga.
Aos que, mesmo assim, odeiam a idéia de um operário - aquele que sempre foi chamado de analfabeto despreparado e que, mesmo sem falar inglês, se tornou referência mundial - tendo fenomenal desempenho, faço aqui o apelo. Deixem a birra pessoal de lado por um segundo e avaliem, fria e coletivamente, o que significaram todas as mudanças estabelecidas a partir de 2003. Para ajudar, é o mesmo exercício que temos de fazer quando julgamos o papel de grande estadista de Getúlio Vargas na criação da CLT e da Petrobrás, apesar de sua ditadura do Estado Novo (que, diga-se, permitiu instaurar a própria CLT em prol dos trabalhadores).

Daqui 30 anos, não haverá um brasileiro que não se lembre de Luiz Inácio Lula da Silva com orgulho. Se houver, não é brasileiro convicto.

4 comentários:

Mônikita disse...

Parabéns ao Presidente do Povo...
Claudio eu sempre falo que ele é um ESTADISTA

FATO!

Renata Mielli disse...

Parabéns pro Lula!!!!

evao do caminhao disse...

essas pessoas de escorpião ainda vão dominar o mundo

Filipe disse...

Santo Sapo Barbudo!!!