15 outubro 2009

Os salvadores da pátria


Há mais de 4 anos, conheci o outro lado da trincheira e comecei a entender o porquê das provas-surpresa, dos puxões de orelha e dos gritos. É preciso um pouco de alegria na vida dura daqueles que hoje e em todo 15 de outubro deveriam ser louvados em praça pública, com parada militar e tudo mais.

Apesar de nunca ter sido lá muito endiabrado, pelo menos até o colegial eu via um inimigo na figura de qualquer professor. Pô, é ele quem passava lição de casa, torturava seu cérebro durante boa parte do dia e ainda cagüetava para os seus pais todas as cagadas que você apronta. Como quase tudo que fiz na minha adolescência, essa postura me envergonha demais hoje em dia - e provavelmente envergonhe qualquer um que tenha o mínimo de decência.

Paradoxalmente, as lembranças que ficaram da época de escola são todas positivas. Defendo, aliás, a tese de que pouco conhecimento intelectual se consegue depois da alfabetização. Daí em diante, o convívio diário nas salas de aula serve para moldar nosso caráter e a nossa capacidade de sobrevivência em sociedade.

Ainda assim, mesmo que todos saibam do papel fundamental dos profissionais do ensino, a desvalorização sempre foi vergonhosa. O que escrevi ano passado sobre o assunto continua valendo, infelizmente:

"Homenageio hoje os professores mirando minha Evinha, que todo dia acorda e vai para a guerra. Ela luta contra essa infeliz mentalidade popular e contra intervenções imbecis de um governo que também a proíbe por lei de se manifestar contra tais imbecilidades. Imaginem, senhores, o que é encarar diariamente seu trabalho como uma guerra? O que é chegar em uma escola no meio de uma favela e ver que nem a própria comunidade local respeita aquele espaço que deveria ser sagrado?"

Por conta de tudo isso, nesse 15 de outubro pense em quem te ensinou o mundo e mande seu axé. Batam palmas pra eles!


6 comentários:

Filipe disse...

Bravos Guerreiros.

Mônikita disse...

Parabéns à todos!

Um besos em especial ao meu irmão que é daqueles Professores idealistas e guerreiros.

Besos Gorda...PARABÉNS!!!

Bruno Ferraz (sOUL) disse...

Parabéns a todos os Professores, hehe, em breve estaria incluído na lista, que São Jorge me de Forças.

Abraço Claudião!

Myself disse...

Parabéns, professores.
Agora que eu tenho uma mãe professora e uma namorada, é que eu entendo o que se passa na pele deles.
Abraços rivales.

evao do caminhao disse...

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Valéria Leão disse...

Só hoje li, bela homenagem!!! É de fato uma guerra e esses bravos lutadores precisam ser mesmo muito mais valorizados!!!

Valeu!!!