31 março 2010

Hora da Patrulha


Encerra-se nesta quarta-feira o governo que nunca começou. Talvez a pior gestão nos 16 anos de tucanagem vil no Estado de SP, José Serra deixa o cargo (ele nunca termina um mandato, notem) sem entregar nada de relevante aos paulistas. Em papo com o amigo Seo Cruz, o ronca-e-fuça foi muito feliz ao cunhar o apelido mais que perfeito: Serra é o governador Porcina, aquele que foi sem nunca ter sido.

De herança maldita, a Porcina deixa, entre tantas barbaridades, o arrocho salarial a quase todo funcionalismo público, o eficaz cumprimento de metas do processo de privatização dos bens do Estado, nenhuma linha nova de metrô - apesar das maravilhas na propaganda na TV -, uma desnecessária obra na Marginal Tietê entregue com canteiros de obras funcionando a todo vapor, as diversas bolsas-jornalista dos contratos milionários sem licitação junto à Abril e a Falha, o sucateamento dos serviços básicos à população, os pedágios caríssimos e os alagamentos.

A Porcina sai também em meio a protestos maciços. Os professores, indignados com as mentiras inventadas pela secretaria da área, continuam em greve. Tentam, assim, mostrar para a população que o tal bônus é uma falácia (quem trabalha de verdade recebeu menos que os encostados "combatidos" pela iniciativa, e isso eu comprovo*, mas só deixo o link de um depoimento com a fonte preservada por conta da lei da mordaça), que as apostilas dadas aos alunos são inúteis e prejudiciais (alguém lembra dos dois Paraguais?) e que Educação não pode ser vista como mero produto. Os trabalhadores da Saúde fazem as mesmas reivindicações salariais, alertando ainda para a falta de estrutura dos hospitais. O descontentamento na polícia é idêntico.

Diz a última pesquisa que Serra se afasta do governo que nunca assumiu com 55% de aprovação. Não duvido nada, e até acredito que SP ficará sob as asas dos tucanos por muito tempo. É tudo reflexo de um lugar maldito que se considera o supra-sumo da humanidade e ignora seus problemas enfiando-se no próprio umbigo. Nada surpreendente para uma população que, ao mesmo tempo, condena o direito de greve daqueles sem reajuste salarial há 5 anos, faz vista grossa a um desgoverno e perde seu tempo com bobagens como o BBB.

E já que o papo descambou para as produções globais, uma lembrança para refrescar a memória. A viúva Porcina era, entre todos os habitantes de Asa Branca, quem mais gostava e carecia de alimentar a mentira sobre Roque Santero.

Sorria, São Paulo!

* Depoimento de uma professora da rede: "Desde que entrei no estado nunca cheguei a dar as 6 (nossa tudo isso!) faltas abonadas anuais que tenho por 'direito' (não é direito, é concessão da chefia). Já corrigi SARESP de graça, nunca peguei licença, já troquei de escola para aplicar SARESP e há 4 anos nunca atingi a média esperada e muito menos o total que dizem nos jornais que recebemos.

Dessa vez foi pior. Como já disse anteriormente (mil vezes aqui), formei uma turma que foi da 1ª à 4ª série comigo. Nunca pensei na porra do bônus e sim na formação... minha e dos pirralhos. Fiz tudo que foi curso, pesquisei atividades inovadoras, tentei trazê-los pra era digital. Pra que? Subimos a média da escola, e vale dizer que a minha é uma das melhores do estado e por causa disso... como só conseguimos 107% da meta não ganhamos o total. Observem agora que escolas com nível baixíssimo, como a meta também é baixíssima receberam um bônus altíssimo."

3 comentários:

Unknown disse...

O pior de tudo são as propagandas enganosas e essa classe média sem "senso crítico" tacanha e conservadora. Não percebe que essa cidade está atrasada equiparando com BH, Porto Alegre e Curitiba, onde o sistema público oferece um péssimo serviço e a qualidade de vida da cidade é uma droga.
Tenho medo de mais 4 anos de PSDB no governo paulista.

Filipe disse...

Minha irmã voltou do Congresso de Educação em Brasília trazendo notícias boas.

O Governo Federal barrou as medidas vampirescas, como vincular gratificações a salários e a "produtividade". Como se EDUCAÇÃO fosse questão de produção...

Só na mente pérfida e assassina de um tucanocrata isso acontece...

MORRE, vampiro escroto!!!

Filipe disse...

Aliás, BOM DILMA, Porta-Voz!