12 janeiro 2009

A guerra pela mídia paralela


Ignorem todas as notícias dos grandes veículos de comunicação que dizem respeito à guerra entre israelenses e palestinos. Mesmo com alguns belos trabalhos, como nosso amigo Cruz de Savóia emplacando no Terra suas imagens do protesto ocorrido no último domingo em São Paulo, a grande maioria das coberturas - principalmente em Falha, Globo, Estadão e esses lixos - se baseia em preconceitos burros e busca isentar o criminoso Estado de Israel. Paralelamente, tais informações levianas alimentam um suposto ódio aos judeus que simplesmente não existe, tornando as coisas ainda mais insolúveis.

Para conhecer outras faces do prisma e ver que o mundo não é simplesmente dicotômico, basta ler alguns blogues. Por meio da página de Bruno Ribeiro, pude chegar a duas fontes preciosas de informação. Um é o Biscoito Fino e a Massa, cujas análises dos horrores do conflito são bastante humanizadas. O outro é o Blog do Bourdoukan, que dá um tratamento mais contestador, porém não menos verdadeiro, às recentes investidas de Israel na Faixa de Gaza.

Só para comprovar o quanto são viciadas as notícias de nossa mídia nativa, dêem uma olhada na denúncia feita pelo Nassif. A Veja, na sua notável incapacidade de fazer jornalismo, simplesmente plagiou uma página internacional em seu site. Sequer mudou as palavras do texto, tampouco citou a fonte. Por isso, fuja dessas armadilhas para não cair em contos do vigário.

2 comentários:

Seo Cruz disse...

Agradeço a referência e me orgulho pelo fato de ser vc. Não sei se já reparou, mas o Chuta está linkado umas três vezes no meu blog, em vários assuntos, com feed e os cambau.

Mas agradeço se, das próximas vezes, caro Cráudio, trocares meu nome pelo "Cruz de Savóia". Acredite, tenho muito inimigos - e não me refiro só aos bambis da blogosfera.

Isso sem contar que, a partir de agora, podem alegar o famigerado "conflito de interesses" para me fritar num segundo por ali...

Craudio disse...

Fato!

Sempre me esqueço dos imbecis. Tempos difíceis esses...