07 outubro 2008

Eleições 2008 - parte II

Primeiramente, antes de constatações, vou copiar o amigo Raphael e comparar as manchetes de política da Falha para dar luz ao debate. Elas estão separadas e é de fácil percepção o critério dessa seleção:

-PSDB elege maior bancada e supera PT na Câmara Municipal de São Paulo
-PSDB sai na frente e elege 201 prefeitos em SP; PT fica com 61
-Luizianne minimiza Lula em sua vitória em Fortaleza
-Marta perde 120 mil votos em relação ao 1º turno de 2004
-Famosa pela "dança da pizza" é eleita vereadora em São José dos Campos

-Marta diz que Kassab não tem imagem própria
-PT elege mais prefeitos em capitais no primeiro turno das eleições


Realmente fácil, não? Vejam que a mídia golpista encaminha desde já as discussões para 2010 e desenha um cenário em que Serra foi o grande vitorioso e Lula não exerce muita influência no arrebanhamento de votos – mesmo com seus 80% de aprovação.

Lembro, no entanto, que o Serra só puxou voto em SP. E, no caso da capital, nem sei se puxou algum, já que sumiu das campanhas demo-tucanas. Aliás, dizem que o Lula viaja, mas o nosso governador parece ser um fantasma no Palácio dos Bandeirantes. Ademais, esquece-se a Falha que o Brasil não se limita a São Paulo, fato corroborado pela hegemonia petista – e, conseqüentemente, lulista – nas demais capitais do país.

O papel da imprensa aqui na garoa é explícito e ostensivo desde 1980, quando resolveram fundar um partido que se denominava dos Trabalhadores: vamos combatê-lo à base de preconceito e factóides. Não sou nem petista para defender a legenda, mas esses 28 anos de martelação criaram um fenômeno comparado ao anti-corinthianismo, o anti-petismo. Tal fenômeno é a principal causa, finalmente, da derrota de Marta no primeiro turno.

Já se vislumbra uma dificuldade imensa para bater o generalzinho repressor no segundo turno. Afinal, estamos tratando do conservadorismo dessa classe média que come mortadela e arrota caviar, que quer parecer com os (ridículos e desprezíveis) moradores dos Jardins, esquecendo o aluguel a pagar e os 20 carnês do mobiliário feito de compensado comprado nas Casas Bahia. São paulistanos que têm vergonha de ser pobre, de ser do povo, de ser o que são.

A raiva, o descontentamento que sinto ao pensar em uma possível reeleição de Kassab nada tem a ver com a vitória ou a derrota, já que eu poderia me acomodar e me dar por satisfeito com a volta do meu partido à Câmara. Essa sensação de desconsolo é causada pela real situação de caos e autoritarismo em que vivemos, e só enxergo na Marta a capacidade de se instalar alguma mudança.

Chamam-na de arrogante, feroz, intempestiva. Que seja, mas foi a que mais atuou em prol do bem coletivo. Melhor do que tucanos e demos que, cordeirinhos frente ao público, agem com uma vilania sem tamanho nos bastidores.

7 comentários:

Cruz de Savóia disse...

Fiquei tão insano ontem que publiquei um post absurdo, o qual tive de retirar do ar do madrugada, embora só dissesse a verdade pura e simples.

Começei dizendo que quem votou no Kassab não era mais para entrar no meu blog. Vê se pode!

Depois afirmei que quem votou no pederasta o fez porque tem medo de mulher. Sem comentários...

Assim como nomeio minha comparação de manchetes de "Confete x Crise", acho que você poderia nominar a sua como "SP x Brasil".

Aliás, foi a terceira afirmação do post auto-censurado em minha página: "como o Brasil seria lindo sem SP no mapa, povinho de merda".

Muito elegante, não acha?

JOGO DAS BARRICAS: CTodos passam por aqui, então deixo essa tb para Filipe e Barneschi: os caras da adm. municipal estão enrolados por conta da reforma que o filho da puta do Dalton Silvano decidiu promover no Cambuci inteiro para se reeleger (é seu reduto, aqui). Por conta disso, não consigo uma resposta efetiva quanto a valores e datas para se alugar o Pq. da Aclimação. Muita calma nessa hora, vamos esperar mais uns dias, ok? Qualquer coisa, a gente arruma outro campo, mas acho que ainda dá para fazermos esse desagravo no Glorioso e Imortal Cambuci! Só mais um tempo!

Craudio disse...

Esses são os mesmos pensamentos e tenho que me controlar pra não falar isso no metrô, por exemplo...

Boa idéia essa da série, acho que vou fazer isso.

No mais, quanto ao jogo, aguardemos! Até nisso esses porras nos atrapalham.

Abraço!

Filipe disse...

Antes uma puta assumida que uma bichinha enrustida.

Nada mais desprezível, asqueroso, passível de uma cuspida na cara, que uma bichinha enrustida.

A puta não. Nem a bicha assumida. Essas são do bem, estão na forma de vida que escolheram, e tem portanto competência. São o que são e ninguém pode levantar a palavra.

Mas a bicha enrustida é um subproduto do preconceito, do nojo-de-si que é o início do movimento autoritário - que nasce no indivíduo e se descontrola pelo conjunto.
Ela não escolheu ser assim. Ela é assim porque se descontrolou. É um ser de alma raquítica.

Veja o sunGabeira, por exemplo, de toalhinha amarrada na altura do peito na piscina do Flamengo.
Nada mais gay, mais cor-de-rosa, e ao mesmo tempo mais autêntico, mais próprio.

Já o nuncaçabe é asqueroso. Podre. Nefasto para si e para o mundo.
Uma coisinha escrota que só poderia tomar cafezinho numa padoca na segunda pós-pleito com o safado daquele turco para sair no jornal como um aviso "sou da tropa de choque", "sou garantia de ordem fascista e tenho meus comparsas". Vejam o teor da foto, e me digam o que é aquilo.
Os que sabem de semiótica só precisarão bater o olho...

E veja que não quero me aventurar a discutir política aqui, hein. Estou apenas psicologizando a bagaça...

Enfim, se a política é o que é, meço pelo psicológico, e chego na equação que abre esse comentário estapafúrdio.

*******

Essa sensação que você descreve, comparando o anticorintianismo e o antipetismo, eu tive em 89, por ter sido formado em berço petista, ser moleque e defender com unhas e dentes o çapo barbudo na escola.
De lá pra cá a coisa piorou - e eu até admito, com certa razão. Não é mais o petê do Saroni, meu vizinho fundador, e está muito longe disso. Muito longe, mesmo.
Mesmo assim a comparação é justa e verdadeira.

*******

Palestrino, cazzo, cê tem razão. Eu já comecei a ofender o espírito e a genitora de quem votou nesse merda.

Que me obrigam a votar na vaca amarela pra não jogar no lixo meu voto que poderia eleger esse filhote de cão que baba sangue do povo se fosse pro lixo.

POVINHO DE MERDA!!!

*******

O campo beleza, mas os times, precisamos dos times.
E de gente na arquibancada.
Bandeira, surdo, caixa, rojão.
E da carne.
E da cerveja.

E atadura, merthiolate, gaze, esparadrapo, maca...
não, brincadeira...

Craudio disse...

E só para demonstrar a fragilidade da opinião paulistana nas urna, nesse primeiro turno mais de 1 milhão de pessoas abdicaram do direito de votar.

Fora isso, o PT não tem o viés T há tempos. Trata-se de um partido hegemônico, tal qual um PMDB. Mesmo assim, os abutres alimentarão até o fim o ranço pelo T que já não faz mais tanta parte das premissas da legenda do nosso pizidente. Que tá soltando pérolas nessa nossa crise...

Mônikita disse...

Primeiro peço licença de postar aqui...

Eu acho que essa correlação de forças que se faz com o anti-corinthianismo e o anti-petismo
é uma questão ideologica msm.
E quer saber?
Que se dane os antis em geral.
Eu VOTO MARTA por inumeros motivos alheios ao futebol... mas o fato do Kassab ser um bambi fdp e que o MAC provavelmente será o secretário de esporte dele com certeza se torna mais um motivo.
Não acho que a Marta é arrogante e nem prepotente... na verdade por mais que etejamos no seculo XXI as pessoas não estão acostumadas com que fala e banca o que fala ( msm que tenha sido um comentario infeliz); as pessoas não estão acostumadas com sinceridade e confundem isso com má educação.
Vindo de uma mulher então por mais incrivel que pareça o pecado se torma mortal...
Mas FODA-SE os antis...

NÓS REMAMOS MSM CONTRA A MARÉ

VAI CORINTHIANS
VAI MARTA!!!!!

Mônikita disse...

Estou tomando a liberdade de relacionar seu blog no meu

;)

r_evangelista disse...

Ah, Rapha! Agora vc entregou o q tinha acontecido com aquele post seu! Tinha lido pelo rss e depois vi q sumiu do site. Não tinha entendido pq. Pô, eu tinha achado legal :)