02 outubro 2008

Eis o pleito


Já que hoje é o último dia de campanha política, venho reforçar o que já vinha dizendo sobre o pleito, reafirmar posições, sugestões e esclarecer pontos ainda obscuros.

Analisando toda a propaganda e os discursos dos candidatos, é muito fácil perceber que Marta tem a melhor proposta para a cidade. Fez um planejamento interessante para a saúde com as Policlínicas, vai recuperar os avanços no transporte e fazer o Bilhete Único a funcionar como antes e irá direcionar os olhos da administração para a periferia. Porém, o grande trunfo é o projeto de internet grátis, uma coisa totalmente viável e que vai permitir uma inclusão social inédita.

O mais interessante, no entanto, é que os adversários da petista estão tratando a concorrente como se ela fosse a atual prefeita. Esquecem-se que Kassab destruiu a cidade e que ele foi cria psdbista, partido de Alckmin. Pior de tudo, o próprio eleitor cai nessa cilada e parece estar votando em 2004.

Se fizermos o balanço, é até razoável dizer que a cidade parou por 4 anos. O que foi feito na educação? E na saúde? E no transporte público? Respondo. Nas escolas, as professoras são tratadas como lixo e tiveram sua carga horária aumentada, sem que isso significasse reajuste salarial e melhoria nas condições de trabalho. Colocaram a tal “segunda tia”, que não tem formação adequada e ainda atrapalha o professor – e a Lila, minha grande sogra, falou sabiamente que tia é dona de puteiro. Podemos mencionar também o sucateamento dos CEUs. Os hospitais receberam uma demão de tinta e o que a atual gestão somente entregou obras iniciadas no governo Marta. Os ônibus tiveram reajuste de tarifa no primeiro mês de Serra/Kassab, contrariando a promessa de campanha. Além disso, a frota foi diminuída e os corredores pararam. Restringiu-se os caminhões com multas, mas o trânsito só piora.

Falando em multas, essa é a tônica do governo Kassab. Cria-se multas para tudo. Ele multou e fechou bares e restaurantes por falta de alvará (ao mesmo tempo em que burocratizou excessivamente a emissão de autorizações de funcionamento), acabando com a vida cultural e as relações sociais da cidade. E depois a Marta é quem fica com a fama de criar taxas. Eis, amigos, uma administração que restringe e isola os paulistanos, difundindo a cultura do medo e da repressão.

E já que estamos nessa de eleições, peço seu voto ao meu candidato a vereador, o Gustavo Petta. Conheci o cara por volta de 2002, quando ele estava na presidência da UEE. Um ano mais tarde, ele partiu para a direção da UNE, onde foi o primeiro presidente reeleito da entidade. O porquê disso? Foi na gestão do Gustavo que se encaminhou a elaboração e execução do ProUni, conquista histórica dos estudantes. Foi nessa época, ainda, que o Espaço CUCA – um centro de manifestações culturais riquíssimo na Barra Funda que foi desativado pelo Serra - se consolidou. Também foi sob o comando do Gustavo que os estudantes recuperaram a sede nacional da UNE no Rio.

Ressalto aqui algumas propostas da campanha que são muito interessantes: o passe-livre para estudantes, a criação de um ProUni municipal, o reconhecimento dos direitos civis dos homossexuais e a valorização das atividades culturais (teatro, artes plásticas e música) por meio de fomento público e sua integração com a educação. Mais que isso, o Gustavo significa uma renovação na mesmice que toma conta da Câmara há décadas. É gente como a gente brigando por coisas muito mais palpáveis a nós.


Essas são as minhas opiniões e espero que elas sirvam, ao menos, como base de avaliação na hora de escolher nossos representantes. Não se trata de comemorar uma vitória como se fosse no futebol. Minhas preocupações estão voltadas para a cidade e quais serão as conseqüências daquilo que irá acontecer no próximo domingo. Imprescindível é distinguir quem apresenta propostas e quem está fazendo jogo de cena. É isso que caracteriza o voto consciente.

4 comentários:

Filipe disse...

Não votaria na Marta. Assim como não votaria no Lula.

No entanto, o legado do Serra é indiscutível. Sucateamento dos corredores de ônibus (quem pega ônibus no corredor Fco Morato-Rebouças-Consolação sabe do que estou falando), barberagens administrativas (as multas que você se refere no texto), claro favorecimento às regiões de maior renda, perigosíssimo aviltamento da educação (TIA É A DONA DO PUTEIRO), políticas higienistas indicando uma sanha nazista, tudo isso e muito mais é José Serra.

Que por sua vez, na tara louca de ser mandatário da república, colocou uma corda no próprio pescoço.
Produziu o Kassab, e deste podemos dizer apenas que NUNCAÇEÇABE o que o nuncaçabe pode aprontar. Além de seguir na sanha vampiresca, ele a ampliou, porque teve de deixar a tucanocracia deitar e rolar. Agora, e é bom que o vampiro saiba disso pois foi ele quem causou, o nuncaçabe vem cobrar.
Enfim, o vampiro deu nova roupagem aos cães que babam do pefelê. Porque demo, pra mim, é o coisa-ruim.

Mas te confesso que tenho receio, como está no jornar.
O chuchu terá a maior derrota da história da política paulista (essa, e só essa, é a parte boa da história...).
Ele está escorregando no quiabo e se tornará um espectro político. Dele restará a sanha de ser governador - e pela derrapada dada isso se tornaria quase que um milagre (demoníaco, evidentemente, pois a pulititica brasileira é assim).

Mas daí entra a parte péssima. Porque é a Marta quem vai pro 2º turno, e com o Kassab.
E ele tem menos rejeição, herda os votos do babaluf e do chuchu, e se a Marta bobear segue o caminho do chuchu.

Quem SE FODE é Piratininga inteira.

Cheira muito mal essa eleição.

evao do caminhao disse...

decida por mim meu (minha) futuro(a) chefe (a)

Craudio disse...

Evinha, é chefa!

Filipe: de fato eu não botava nem fé na Marta depois de 2004 e também achava que o Kassab não iria dar em nada. Mas o cenário mudou e acredito que ela precisa ganhar para fazer um governo com viés popular que, ao que parece, só ela tem condições para propor.

evaodocaminhao disse...

só pra ilustrar: o andar de cima da minha escola deve cair em umas 2 semanas

o vazamento do banheiro está formando uma cratera