10 outubro 2008

Vergonha: censura no Blogger


O nosso colega blogueiro Raphael Falavigna sofreu, na última quinta-feira, uma vergonhosa e abominável censura por parte do Blogger, que retirou seu Cruz de Savóia do ar, tratando a página como “blog spam”. Tal justificativa não é válida e pode ser contestada por todos que acessávamos diariamente o endereço. O conteúdo, tal qual o deste espaço e da maioria dos blogues aqui linkados, era apenas combativo. E combatia, em especial, o tenebroso papel da imprensa esportiva em favor do SPFC.

Independentemente de amores clubísticos, o mais grave neste caso é perceber que tiraram sumariamente do ar uma página que expõe a sujeira que se instala em diretorias de clubes, gabinetes do poder público e redações de jornais. Podia ser um blogue falando mal do Corinthians, do Palmeiras, do Santos ou do São Paulo, como era o caso. Isso não interessa muito, afinal de contas é sempre bom lembrar que blogue é apenas e tão somente um lugar para que um sujeito externe suas idéias e opiniões com liberdade. Liberdade?

Essa arbitrariedade se deu em um espaço relativamente pequeno, se levarmos em conta a audiência. O conteúdo, porém, era rico e embasado, havendo até vídeos comprobatórios do tema debatido. Conclui-se, então, que foi esse conteúdo a causa da censura, provavelmente prejudicial a alguém que deva estar com culpa no cartório e não desejava tal publicidade.

O que nos faz chegar ao ponto crucial: a inexistência da liberdade de expressão. Quando se fala mal do zé-povinho, quando se denuncia a carência de valores, quando se mostra as feridas de uma sociedade cada vez mais individualista e mercenária, primeiro recebemos a pecha de esquizofrênicos. Depois, quando a suposta “patologia” não é sanada, cortam o “mal” pela raiz. É a censura pelo poder econômico, em que só vale a publicação daquilo que interessa aos barões da mídia.

Vejam: essa defesa pública é feita por um corinthiano e em favor de um blogue palmeirense. O que torna as coisas ainda mais legitimadas. Assim como se legitima tudo aquilo que era mostrado no Cruz de Savóia (os souvenirs de madame, a íntima ligação dos leonores com o governo, qualquer que ele seja, e a tentativa de eliminação dos dois times mais tradicionais e, de certo modo, contestadores).

Apagarem o Cruz de Savóia (assim como apagaram o blogue de Paulo Henrique Amorim no iG) só mostra que a teoria da agenda de destruição é corretíssima. É a prova crucial no processo, embora seja totalmente condenável a atitude. O fim jamais justificará os meios quando se trata de cerceamento da liberdade. De todo modo, quem sabe isso não acorde os incautos para a falácia que é nossa “democracia”.

7 comentários:

Filipe disse...

VERGONHOSO isso.

Que mundo é esse...

Cruz de Savóia disse...

Valeu de novo pelo apoio, mano. Importante essa informação do AMorim - eu não sabia.

O importante é perceber que isso pode acontecer com qualquer um - diria que vc, pelo "amor" que vem demonstrando à esposa de Rodrigo Garcia, corre o sério risco de ter uma surpresinha dessas nos próximos dia. Porque é a mesma corja, essa...

Te cuida e um abraço!

Ps.: tenho postado emergencialmente no for-palestra.blogspot.com, mas os amigos já podem me visitar no http://cruzdesavoia.wordpress.com

Lá, estou preparando um post virulento para hoje a noite. Me aguarde.

Cruz de Savóia disse...

Apelo geral:

aqueles que possuem um leitor de feeds tipo bloglines e têm os textos do Cruz guardados, por favor, me enviem para o mail do cruz (cruzdesavoia@gmail.com), pois estou tentando reconstruir o blog (com o mesmo endereço, no WORDPRESS).

Brigadão novamente!

Craudio disse...

O Amorim foi retirado vergonhosamente do iG, sob pressão do Dantas e do Serra. Apagaram, inclusive, os arquivos dele e expulsaram a redação do prédio.

De fato, meu caro, se abriram esse precedente, outros blogues irão rodar.

No mais, estaremos acompanhando o novo endereço.

Abraços!

MB disse...

Parabéns pela sua atitude!
um abraço

Pinho disse...

Parabéns pelo post!

a luta contra "esses" que estão aí é infindável.

saudações.

Unknown disse...

ISSO AI !! ESTAMOS JUNTOS CONTRA ESSA CORJA DE BAMBIS QUE ATEH NA INTERNET USAM DE SUAS ARTIMANHAS SUJAS CONTRA NOS PALMERENSES.
OBRIGADO PELO APOIO DOS AMIGOS CORINTIANOS.