10 outubro 2008
Vergonha: censura no Blogger
O nosso colega blogueiro Raphael Falavigna sofreu, na última quinta-feira, uma vergonhosa e abominável censura por parte do Blogger, que retirou seu Cruz de Savóia do ar, tratando a página como “blog spam”. Tal justificativa não é válida e pode ser contestada por todos que acessávamos diariamente o endereço. O conteúdo, tal qual o deste espaço e da maioria dos blogues aqui linkados, era apenas combativo. E combatia, em especial, o tenebroso papel da imprensa esportiva em favor do SPFC.
Independentemente de amores clubísticos, o mais grave neste caso é perceber que tiraram sumariamente do ar uma página que expõe a sujeira que se instala em diretorias de clubes, gabinetes do poder público e redações de jornais. Podia ser um blogue falando mal do Corinthians, do Palmeiras, do Santos ou do São Paulo, como era o caso. Isso não interessa muito, afinal de contas é sempre bom lembrar que blogue é apenas e tão somente um lugar para que um sujeito externe suas idéias e opiniões com liberdade. Liberdade?
Essa arbitrariedade se deu em um espaço relativamente pequeno, se levarmos em conta a audiência. O conteúdo, porém, era rico e embasado, havendo até vídeos comprobatórios do tema debatido. Conclui-se, então, que foi esse conteúdo a causa da censura, provavelmente prejudicial a alguém que deva estar com culpa no cartório e não desejava tal publicidade.
O que nos faz chegar ao ponto crucial: a inexistência da liberdade de expressão. Quando se fala mal do zé-povinho, quando se denuncia a carência de valores, quando se mostra as feridas de uma sociedade cada vez mais individualista e mercenária, primeiro recebemos a pecha de esquizofrênicos. Depois, quando a suposta “patologia” não é sanada, cortam o “mal” pela raiz. É a censura pelo poder econômico, em que só vale a publicação daquilo que interessa aos barões da mídia.
Vejam: essa defesa pública é feita por um corinthiano e em favor de um blogue palmeirense. O que torna as coisas ainda mais legitimadas. Assim como se legitima tudo aquilo que era mostrado no Cruz de Savóia (os souvenirs de madame, a íntima ligação dos leonores com o governo, qualquer que ele seja, e a tentativa de eliminação dos dois times mais tradicionais e, de certo modo, contestadores).
Apagarem o Cruz de Savóia (assim como apagaram o blogue de Paulo Henrique Amorim no iG) só mostra que a teoria da agenda de destruição é corretíssima. É a prova crucial no processo, embora seja totalmente condenável a atitude. O fim jamais justificará os meios quando se trata de cerceamento da liberdade. De todo modo, quem sabe isso não acorde os incautos para a falácia que é nossa “democracia”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
VERGONHOSO isso.
Que mundo é esse...
Valeu de novo pelo apoio, mano. Importante essa informação do AMorim - eu não sabia.
O importante é perceber que isso pode acontecer com qualquer um - diria que vc, pelo "amor" que vem demonstrando à esposa de Rodrigo Garcia, corre o sério risco de ter uma surpresinha dessas nos próximos dia. Porque é a mesma corja, essa...
Te cuida e um abraço!
Ps.: tenho postado emergencialmente no for-palestra.blogspot.com, mas os amigos já podem me visitar no http://cruzdesavoia.wordpress.com
Lá, estou preparando um post virulento para hoje a noite. Me aguarde.
Apelo geral:
aqueles que possuem um leitor de feeds tipo bloglines e têm os textos do Cruz guardados, por favor, me enviem para o mail do cruz (cruzdesavoia@gmail.com), pois estou tentando reconstruir o blog (com o mesmo endereço, no WORDPRESS).
Brigadão novamente!
O Amorim foi retirado vergonhosamente do iG, sob pressão do Dantas e do Serra. Apagaram, inclusive, os arquivos dele e expulsaram a redação do prédio.
De fato, meu caro, se abriram esse precedente, outros blogues irão rodar.
No mais, estaremos acompanhando o novo endereço.
Abraços!
Parabéns pela sua atitude!
um abraço
Parabéns pelo post!
a luta contra "esses" que estão aí é infindável.
saudações.
ISSO AI !! ESTAMOS JUNTOS CONTRA ESSA CORJA DE BAMBIS QUE ATEH NA INTERNET USAM DE SUAS ARTIMANHAS SUJAS CONTRA NOS PALMERENSES.
OBRIGADO PELO APOIO DOS AMIGOS CORINTIANOS.
Postar um comentário